Uma visita a Tarnow, Polónia

Falámos recentemente sobre o Seminário Prático na Polónia sobre Judaísmo e Hassidismo Polaco, Passado e Presente,que contou com a presença de Chaya Castillo, da Shavei Israel. Uma das cidades que os participantes visitaram e que causou grande impressão foi Tarnów, uma cidade declarada ‘Judenrein’ (livre de judeus) em 1943.

Antes da Segunda Guerra Mundial, viviam em Tarnów cerca de 25.000 judeus. Os judeus, cuja presença registrada na cidade remontava a meados do século XV, compunham cerca de metade da população total da cidade. Uma grande parte dos negócios judeus em Tarnów era dedicada ao fabrico de roupas e chapéus. A comunidade judaica era ideologicamente diversificada e incluía o hassidismo religioso, os sionistas seculares e muitos mais.

Hoje, ainda não há judeus a viver lá, mas há muitos remanescentes do passado. Chaya falou sobre a sua experiência na cidade, sendo guiada pela nossa anfitriã, Magda Bartosz, filha de Adam Bartosz, o fundador e a figura mais importante na preservação e lembrança do judaísmo de Tarnow. Natalia Gancarz também trabalha com eles, e estava lá quando chegamos. Tomam conta do cemitério e dirigem o Comité para a Preservação do Património Judaico em Tarnow

Pode ver aqui mais fotos da visita a Tarnow

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *