Uma nova Torá para Cartagena, Colômbia!

Brian Blum
11/03/2014

DSC08588-300x225

A comunidade de Bnei Anussim em Cartagena, Colômbia, ganhou um novo Sefer Torá. A Shavei Israel atraves de seu Presidente, Michael Freund e seu Diretor Educacional, o Rabino Eliyahu Birnbaum, visitaram Cartagena para uma cerimônia festiva, que aconteceu em Fevereiro.

A chegada de uma nova Torá para a cidade resort de Cartagena ocorreu enquanto o emissário da Shavei Israel para a Colômbia, Rabino Shimon Marcelo Yehoshua, estava na cidade. O Rabino Yehoshua, que começou o seu serviço na Colômbia em outubro do ano passado, estabeleceu para si a meta ambiciosa de viajar entre todas as 18 comunidades de Bnei Anussim no país, de Cali a Medellín, bem como em realizar estadias mais longas na capital, Bogotá.

Patrocinamos no ano passado um fim de semana “Shabaton” histórico na Colômbia, reunindo Bnei Anussim e líderes judaicos tradicionais, pela primeira vez. Escrevemos, tambem, um breve perfil do Rabino Yehoshua que se encontra no site da Shavei.

 

O Presidente da Shavei Israel, Michael Freund, traz a Torá para Cartagena.

 

Os Bnei Anussim são descendentes de judeus que foram convertidos à força ao catolicismo ha mais de 500 anos atrás, e que, muitas vezes, são referidos por alguns historiadores pelo termo depreciativo ‘Marrano’. Muitos, após a Inquisição, fugiram da Espanha para a América do Sul. Lá, eles levaram, durante séculos, vidas judaicas em segedo.

Existem hoje cerca de 800 Bnei Anussim em toda a Colômbia. A comunidade de Cartagena é uma das menores, com apenas 25 membros. Os Bnei Anussim da Colômbia vêm de uma variedade de origens. Alguns retornaram formalmente ao Judaísmo e outros estão no meio do processo. Alguns têm seguido a lei judaica por 20 anos ou mais, enquanto outros estão dando seus primeiros passos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.