Um seder de chocolate? – Atividades de Pessach para os Bnei Anussim e os “judeus ocultos” da Polônia

Como as comunidades da Shavei Israel ao redor do mundo celebraram o Pessach? Confira!

 

Polônia

Rabbi-Avi-reviews-new-JCC-t-shirts-in-Krakow-186x300
O Rabino Avi Baumol checa as novas camisas do JCC

O Rabino Yehoshua Ellis liderou um seder para a comunidade em Katowice. O mesmo foi feito pelo Rabino Avi Baumol no JCC de Cracóvia, aonde 120 pessoas compareceram. Antes de Pessach, o Rabino Baumol realizou uma série de eventos de preparação para a festa, incluindo um que chamou de “pergunte ao Rabino sobre Pessach”. A massa pode não ter fermentado, mas as perguntas, sem dúvida, fermentaram o evento!

Em Wroclaw, 150 pessoas participaram do seder da comunidade. E, definitivamente, chegaram preparados: na semana anterior a festa, o Rabino Tyson Herberger realizou uma série de modelos de ‘sedarim’ com o seguinte tema: chocolate! Foram Waffles mergulhados em chocolate, no lugar da Matzá, chocolate amargo em vez do Maror (ervas amargas) e chocolate ‘Nutela’ ao invés do Charoset (que representa os tijolos que os israelitas utilizaram para construir as pirâmides do Egito). Matzot também foram distribuídas durante os eventos, que foram realizados em Zary e Walbrzych, duas escolas judaicas em Wroclaw.

Logo antes da festa de Pessach, na noite do sábado, os judeus poloneses foram convidados para um Melave Malkah (refeição de depois do Shabat que significa “acompanhando a rainha”) com dois emissários israelenses para aprender as melodias do Seder e depois, na noite do domingo de véspera, se reuniram em um Pub local para a última cerveja antes de Pessach!

Colômbia

O Rabino Shimon Yehoshua organizou um seder para 80 pessoas na cidade de Cali. Dezoito pessoas do país vizinho, Equador, se juntaram ao Seder, que teve lugar em um hotel “kasherizado” pelo rabino Yehoshua.

Portugal

Em Portugal foram organizados dois lindos Sedarim, um em Belmonte, organizado pelo emissário da Shavei Israel na cidade, o Rabino Elisha Salas, e outro em Trancoso, com a convidada especial, Genie Milgrom. Antes do Shabat, Milgrom contou sua notável história sobre a verificação de suas raízes judaicas e, no domingo, liderou um seminário de genealogia baseado em sua metodologia de pesquisa.

Espanha

Os alunos do Rabino Nissan Ben Avraham da cidade de Granada realizaram um Seder comunitário na casa de José Manuel Romero Camarero. Onze pessoas participaram do evento – três famílias com quatro filhos. Em Alicante, 10 pessoas realizaram um Seder na casa do chaver Yaacov Hernandez.

Itália

Os alunos do Rabino Pinchas Punturello realizaram um Seder para a comunidade na cidade de Palermo, na Sicília. O Seder contou com a presença de quatro Bnei Anussim que estiveram recentemente em Israel, e dos quais traremos um relatório sobre sua viagem em breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published.