Um novo emissário para a Comunidade Judaica de El Salvador

A Shavei Israel, juntamente com o Beit Midrash Sephardi, nomeou o rabino Eliyahu Franco como o novo emissário para El Salvador, onde assumiu o cargo para trabalhar pelo fortalecimento da vida judaica no país.

Mais de 500 anos depois de seus antepassados judeus da Península Ibérica terem sido obrigados a se converter ao catolicismo, os Bnei Anussim (a quem os historiadores se referem pelo termo pejorativo “marranos”) em El Salvador terão o seu próprio rabino, nascido e criado na sua comunidade, para atender às suas necessidades espirituais e educacionais.

O rabino Franco, de 38 anos, nasceu em El-Salvador, e decidiu fazer Aliá para Israel em 2018, com ajuda da Shavei Israel. Mora agora perto de Jerusalém, é casado e tem dois filhos. Depois de se formar em Engenharia de Sistemas Técnicos e contabilidade e estudos religiosos em El Salvador, passou cinco anos no Beit Midrash Sephardi na Cidade Velha de Jerusalém. Além de ser rabino, tem certificado de shochet (abatedor kosher), Mashgiach Kashrut e Mohel.

“Estamos muito satisfeitos em enviar o rabino Eliyahu Franco para ajudar os Bnei Anussim de El Salvador”, disse o rabino Michael Freund, fundador e presidente da Shavei Israel. “Existem centenas de Bnei Anussim em El Salvador e milhares na América Latina que estão conscientes da sua conexão histórica com o povo judeu. Devemos-lhes, a eles e aos seus antepassados, ajudá-los, dar-lhes a mão e recebê-los de volta ao povo judeu. A Shavei Israel continuará a intensificar os seus esforços para ajudar os Bnei Anussim onde quer que estejam.

“Estou muito animado para começar meu novo papel como emissário da Shavei Israel para a comunidade judaica de El Salvador”, disse o rabino Franco. “É uma grande honra para mim retornar a esta linda comunidade judaica no país onde passei minha infância, para ajudar aqueles que buscam uma conexão mais profunda com o judaísmo.”

Como emissário da Shavei Israel em El Salvador, o rabino Franco ensinará Torá, cultura e tradição judaicas aos Bnei Anussim, conduzindo uma ampla gama de atividades sociais e educacionais. Ele também organizará eventos comunitários e orações para o Shabat e feriados, dará palestras sobre a lei judaica, ensinará jovens e idosos a ler corretamente a Torá e a conduzir orações e, num futuro próximo, o rabino Franco atenderá também as comunidades judaicas da Guatemala e das Honduras.

Sobre os judeus de El Salvador:

Os judeus têm estado presentes em El Salvador desde o início do século 19, quando imigrantes judeus, principalmente sefarditas, começaram a estabelecer-se lá, provenientes de toda a América Latina, Egito, Turquia e Tunísia. Em meados do século XX  chegou uma pequena vaga de judeus asquenazitas que fugiam da Europa após a ascensão de Hitler ao poder. Mas muitos judeus clandestinos também vieram para El Salvador alguns séculos atrás, quando fugiram de Espanha. Esses cripto-judeus foram forçados a continuar a praticar o judaísmo em segredo, quando o longo braço da Inquisição se espalhou para a América Central e do Sul.

One thought on “Um novo emissário para a Comunidade Judaica de El Salvador

  • February 3, 2023 at 6:36 pm
    Permalink

    boa tarde gostaria de me converter ao judaismo

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *