Um cripto-judeu encontra a sua História

Sempre soube que a minha família tinha raízes judaicas, pois isso foi-me transmitido pelo meu avô, um dos poucos judeus remanescentes em Portugal, que vivia na região de Belmonte. Por causa disso, a nossa família manteve tradições e repetia histórias antigas, costumes dos cripto-judeus que permaneceram na Península Ibérica. Tudo o que foi passado para mim também foi confirmado por um teste de DNA que rastreou o meu património genético judaico. Os testes me mostraram, não apenas que o testemunho do meu avô era verdadeiro, mas descobri também que, além da linhagem sefardita direta da minha mãe, tenho também raízes judaicas por parte do meu pai.

Este foi um bom ponto de partida para o meu retorno às minhas raízes judaicas, mas não foi apenas por causa da busca pela herança dos meus antepassados que tomei a decisão de vir para Israel e mais tarde iniciar o processo, auxiliado pela Shavei Israel. Ser judeu é mais do que procurar identidade, é entender que a sua alma está conectada a um povo e a seu D’us, e que não há outro lugar no mundo em que você se encaixe, a não ser como judeu, vivendo uma vida de Torá. Felizmente, em Israel, pude iniciar o processo pelo qual ansiava. Estou em Israel há dois anos e meio e em 2020 iniciei oficialmente o meu processo formal de conversão ao judaísmo através do programa de conversão Machon Milton (um programa conjunto da Shavei Israel e da RCA).

Durante todo o processo estive aos cuidados da organização, que me ajudou com toda a burocracia, até o último dia. Eu realmente acredito que todos os envolvidos neste projeto são como parceiros de D’us, emissários divinos que fazem as palavras dos profetas se tornarem realidade – As dos descendentes de Abraão vindo dos quatro cantos da terra e se reconectando com o povo judeu e a Terra Prometida de Israel.

Estou cheio de felicidade e espero viver uma vida plena de Torá e mitzvot como parte do povo judeu.

Yitzchak De Oliveira, Brasil => Israel 2020

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *