Sobrevivente do Holocausto e seu filho retornam ao judaísmo

Anteriormente, escrevemos sobre a Exposição De Toledo a Jerusalém, onde apresentámos o nosso caro Abraham Kron, o artista, e seu filho, Haym Hadar Eliahu. Mas há muito mais nessa história impressionante, da qual ficámos felizes em fazer parte.

Abraham Kron nasceu no meio da Segunda Guerra Mundial, numa família judaica. A sua família era composta por 50 pessoas que, milagrosamente, conseguiram sobreviver ao exército nazi refugiando-se em Payrac, uma pequena cidade de 200 habitantes em França. Espero que em breve esta cidade reconheça o seu mérito entre os Justos das Nações…

Abraham cresceu como ateu, não lhe foi incutida nenhuma fé, dado o medo dos seus pais de ser perseguido novamente. Aos 36 anos (quando se tornou cristão), Abraham convenceu-se de que era uma ponte entre a Igreja Católica e o povo judeu. Viveu por alguns anos em Israel e voltou para França. Anos depois, mudou-se para Toledo, em Espanha, e lá fundou um mosteiro cujos membros oravam a De’s como um sinal de amor e unidade pelo povo judeu, com a consciência de que o povo judeu tem a sua própria identidade, missão e vocação, sem qualquer intenção de converter os judeus ao cristianismo.

Depois de 28 anos de trabalho intensivo, percebendo que o seu trabalho com a Igreja tinha acabado, Abraham e o seu filho Haym decidiram emigrar para Israel, e isso despertou neles um sentimento de pertença, evidência do seu lugar e um desejo muito profundo de retornar ao seu país, ao seu povo e à sua fé. Para finalmente voltar para casa.

Por esse motivo, depois de alguns meses, Haym decidiu realizar um processo de conversão. O seu pai, que não pôde ser circuncidado quando criança, porque nasceu doente e na França ocupada pelos nazis, foi finalmente, aos 80 anos, capaz de realizar a circuncisão, fechando assim um círculo que tinha sido deixado em aberto por muito tempo.

“Hoje”, diz Haym, »o meu pai está muito feliz, parece cheio de energia, de gratidão e amor por De’s.”

A circuncisão foi realizada pelo Rabinato Chefe de Israel e a cerimónia religiosa foi liderada pelo Rabino Shimon Bosso, neto de Baba Sali. Após a cerimónia, Abraham e Haym celebraram este evento especial nas suas vidas com amigos, música e festa na casa do rabino e rabbanit Zinguer.

Atualmente, vivem na comunidade de Tekoa, em Gush Etzion, perto da família, a sua filha e 5 netos. Abraham e Haym expressam grande gratidão à Shavei Israel, que desempenhou um papel muito importante nessa alegria, porque não há maior alegria do que pertencer ao povo de Israel.

Aqui estão algumas fotos em sua comunidade depois da brit milah:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *