Simchat Torá

Lemos a parashá de V’zot Habracha, uma parashá curta de 41 versículos. E o início de Breishit que tem 34 versos.
Moshe abençoa as tribos do povo judeu, apontando as qualidades que uma sociedade diversificada necessitará. Liderança, consistência, legislatura, juízes, negócios, agricultura, guerreiros, minerais. Nisto Moshe fala principalmente com D’us, não com o povo, ilustrando perante Ele a grandeza do povo do qual ele deve se despedir.

1ª aliá (Devarim 33:1-7) Moshe abençoa o povo antes da sua morte. D’us aproximou-se de nós no Sinai, embora Ele tenha todas as nações; fomos nós que recebemos as Suas declarações. Ele é o Rei de Israel. Reuven perdura, assim como os seus descendentes. Yehuda, D’us ouve sua voz, ele é poderoso e seja sua ajuda.
Moshe não abençoa as tribos de uma forma que pensamos ser uma bênção. Uma bênção seria: que tenha sucesso ou que tenha paz. Em vez disso, Moshe descreve a qualidade única de cada uma das tribos. Talvez a bênção seja: seja como você é, continue sendo como é.
Reuven é o consistente. Duradouro. Sempre pronto. Yehuda é poder e liderança, o eventual monarca.
2ª aliá (33.8-12) Levi, Ele é Teu piedoso, suportando provações ouvindo Tua aliança. Eles ensinarão a Tua Torá e Te servirão. Abençoa-o e cinje-o diante dos adversários. Binyamin, o amado de D’us, Ele o protege, enquanto ele habita em Seu peito.
O povo judeu precisa de líderes religiosos e esse é Levi. Binyamin é a sede do Mikdash, o parceiro físico do serviço religioso de Levi.
3ª aliá (33:13-17) Yosef, sua terra é abençoada, pela doçura da terra, montanhas e colinas. Ele tem poder através de Efraim e Menashe.
Yosef é generosidade agrícola, força na economia e força nos números.
4ª aliá (33.18-21) Zevulun é agradável em suas viagens, Yissachar em suas moradas. As pessoas reúnem-se na montanha, desfrutando da riqueza do mar e da terra. Gad é abençoado, vivendo como um leão. Sua porção é legislação, liderança, retidão e justiça.
Zevulun é a marinha mercante, Yissachar o príncipe filósofo. Gad é a espinha dorsal das instituições nacionais, da justiça e do Estado de direito.
5ª aliá (33:21-29) Dan é um filhote de leão, aproveitando o Bashan. Naftali, satisfeito, cheio de bênçãos, o mar e o sul. Aser, mais abençoado que os filhos, amado pelos irmãos, pés de óleo, sapatos de ferro e cobre. Ninguém é como D’us, cavalgando nos céus em sua ajuda, esplendoroso.
Dan protege a fronteira norte, enquanto Naftali protege a fronteira oeste e sul. Asher é o pacificador, com “pés macios e oleados, mas sapatos de ferro”, uma metáfora para pisar suavemente, mas com princípios quando necessário. O pacificador.
Chatan Torá (34:1-12) D’us de todos os tempos examina, sob Sua força, repelindo os inimigos. O povo judeu habita em segurança, trigo e vinho, óleo como orvalho. Afortunado és, Israel, por teres tal Protetor. Moshe subiu Har Navo, olhando para a terra. D’us disse-lhe, esta é a terra que te prometi, embora não entres nela. Moshe morreu e foi enterrado, embora seu local de sepultamento não seja conhecido. Sua força esteve com ele até o fim. O povo lamentou 30 dias. Yehoshua estava cheio do espírito Divino, embora ninguém jamais será como Moshe, conhecendo a D’us, face a face, realizando todas as maravilhas que ele fez na frente de todo o Israel.
A vida de Moshe chega ao fim. Talvez um toque de tragédia, não conseguindo entrar na terra pela qual trabalhou durante toda a sua vida. Mas, ao mencionar Yehoshua, e ao seguir a sua descrição poética do espectro de talentos que o povo judeu demonstra, ele deixa o mundo satisfeito. Seu objetivo não era entrar na terra; seu objetivo era liderar com sucesso seu povo para entrar na terra. Ele deixa o mundo satisfeito porque tudo o que é necessário para o sucesso está bem ali, na frente deles. A missão de sua vida cumprida.
Chatan Torá Breishit (1:1-2:3) Para continuar o aprendizado ao longo da vida de nossa Torá, após a conclusão da Torá, começamos imediatamente e continuamos com o início da Torá, lendo a história da Criação desde o primeiro dia através do Shabat.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *