Shulchan Aruch

Mesa Posta – É o título de um livro onde estão codificados os deveres dos israelitas em todos os atos de sua vida. Esta obra foi feita pelo Rabbi Joseph Ben Ephraim que nasceu em Portugal ou Espanha em 1488 e morreu em Safed (Palestina) em 1575. O sumário desta obra é o seguinte:


Parte I – Orah H’aim

Regras de conduta pela manhã, ao levantar, as orações o Taleth e os Tefilin. Orações da manhã. Recitação do Shemá. Oração em geral e algumas orações em particular. Ofício da Sinagoga. Oração das 18 bênçãos (Shemoné Esré); Bênção sacerdotal, elevação das mãos, prostrações; leitura da Torah; outras orações.

Para as refeições: lavagem das mãos; o partir do pão; diversos ritos da refeição e graças pelas refeições; diversas orações em particular sobre os frutos. Oração de Minh’a; Shemá e oração da noite.

Shabat: diversas regras; limites do Shabat; união de territórios shabáticos. Começo do mês. Páscoa. Festas: dias complemente feriados, dias intermediários (quais são os trabalhos proibidos). Jejum do dia nove de Ab e outros jejuns, individuais ou gerais; dias de penitência. Novo ano.

Kipur, Sucot (cabanas): a Sucah, o Lulab, as orações, o Hoshanah. H’anucah. Purim e Miguilah.
Parte II – Yorê Deah

Imolação ritual. Comidas impuras (Terefah): quinhões dos sacerdotes; membros do animal vivo, gorduras, sangue; salgar as carnes para extrair o sangue. Animais puros e impuros; répteis, ovos, carne e leite; misturas permitidas e defendidas. Comidas e bebidas dos idólatras; coisas proibidas por estarem descobertas.

Limpeza dos utensílios; utensílios permitidos. Vinhos suspeitos de idolatria.

Relações com os idólatras; atitude para os objetos relativos à idolatria; empréstimos a juros; feitiçaria; proibição de se barbear. Hábitos da mulher.

Impurezas femininas; purezas dos namorados e casamento. Banhos. Fazer juramentos. Honrar seus pais, seus mestres e os discípulos dos doutores. Estudo da Lei. Esmola. Circuncisão. Escravos e prosélitos. Bolo da Lei; Mezuzá. Respeitar os ninhos. Comidas e objetos novos ou que não podem ser usados. Objetos que não sabemos se foram tirados os quinhões religiosos. Primogênitos e seu resgate; Animais puros. Primícias da massa; quinhões e dízimos; donativos aos pobres, primícias da tosquia.

Excomunhões. Visita aos doentes e cuidados com os mortos; luto; funerais; impurezas que daí resultam.
Parte III – Eben Haezer

Lei Divina: Frutificai-vos e multiplicai-vos. Lei do casamento: realidade, contrato, uso; noivados. Obrigações materiais do marido e da mulher. Divórcio. Recusa de casamento (noiva muito nova). Lei do Ybum. 306792(4)Levirato. Violação e sedução. Mulher suspeita e acusada de adultério.
Parte IV – Hochen Hammishpat

Julgamentos e juízos. Processos: empréstimos; acusações; juramentos; credores e obrigações. Diversas formas de exigir os empréstimos obrigações; compensações, penhores ou hipotecas; exigir uma dívida por mandatário. Credores. Caução.

Propriedade e tomada de posse: móveis e imóveis.

Estragos por meação. Divisões, disputas e partilhas; limitações. Mandatários. Compra e partilhas. Doações, em particular dos doentes, testamentos. Objetos perdidos e encontrados. Estragos acidentais. Bens de prosélitos. Sucessões e tutela. Depósitos gratuitos ou contra salário. Locações de animais, de objetos, forma de depósito. Assalariados e operários. Coisas emprestadas. Furtos e latrocínios. Danos. Depósitos perdidos; danos causados nos bens, no corpo ou na reputação.

 

A Redação

Artigo publicado no Ha-Lapid número 16 de dezembro de 1928 e janeiro de 1929.

Leave a Reply

Your email address will not be published.