Alguma vez você já se perguntou “será que tenho raízes judaicas?”? Existe uma tradição familiar, aparentemente incomum, que você não sabe sua origem? Pode ser que seu nome é similar à outros nomes judaicos de outras épocas?
A Shavei Israel está aqui para ajudar. Acabamos de publicar, em primeira mão, um guia prático para descobrir sua herança judaica. O novo livro de 109 páginas, disponível em ambas as versões, impressa e em e-book, foi entitulado “Você tem raízes judaicas?”
Os nove capítulos do livro cobrem todas as principais questões que podem surgir desde o início da descoberta judaica de uma pessoa. O livro discute sobre as principais maneiras de realizar uma pesquisa genealógica (incluindo o acesso aos registros da Inquisição espanhola, quando, e se, for o caso), sobrenomes judaicos mais comuns nas diferentes regiões (por exemplo: caso você seja proveniente da região de Palma de Mallorca e seu sobrenome for “Segura”, existe uma boa chance de você possuir raízes judaicas), além de informações sobre costumes judaicos “escondidos” (tais como o acendimento das velas, as tradições de luto, fazer a “chalá”), organizados por localidades geográficas e história.
Histórias pessoais foram acrescentadas no decorrer do livro para, assim, fornecer exemplos de inspiração e experiênciais reais (“se estes puderam fazê-lo, você também pode”). Os livro também inclui perguntas para orientar os leitores através de seu próprio processo e, cada capítulo, abre com um versículo – uma citação apropriada da Torá.
No final do livro, incluímos uma seção de Genie Milgrom, cujo mais recente livro, “Como eu encontrei minhas 15 bisavós: Um Guia Passo a Passo” (disponível no Amazon.com), relata como Milgrom traçou suas próprias raízes judaicas, 15 gerações para trás, e provou que era judia por nascimento. Milgrom é presidente da Sociedade de Estudos Cripto-Judaicos e da Sociedade Genealógica Judaica da Grande Miami e frequentemente, palestra sobre genealogia judaica.
A primeira versão deste novo livro da Shavei é em espanhol e é destinada a todos os Bnei Anussim da Espanha e de outros países de língua espanhola da América Central (El Salvador e Colômbia), onde existe um grande número de interessados em descobrir suas raízes judaicas. Mas os exemplos do livro são aplicáveis a todos aqueles interessados no judaísmo, de qualquer lugar do mundo. As próximas duas versões serão publicadas em Português e Italiano, abordando os Bnei Anussim que falam estes idiomas. Uma futura edição em inglês também está prevista.
O livro foi escrito pelo presidente da Shavei Israel, Michael Freund, e o diretor educacional da organização, o Rabino Eliyahu Birnbaum, com a ajuda do Rabino Nissan Ben-Avraham, emissário de Shavei Israel para a Espanha, assim como Tzivia Kusminsky, chefe do departamento de Bnei Anussim e Judeus Ocultos da Polónia, da Shavei Israel.
O livro, que vem sendo elaborado já há dois anos, está disponível como um eBook online, gratuitamente. Baixe agora mesmo a versão em espanhol . Mil cópias já foram impressas e estão sendo distribuídas pelos emissários e pela equipe da Shavei Israel. Alguns exemplares já chegaram em El Salvador, onde Michael Freund e o Rabino Birnbaum os apresentaram no mais recente Shabaton da comunidade.
Se você acha que pode ter raízes judaicas, ou está interessado em acompanhar o ressurgimento notável desta conexão judaica, da qual a Shavei Israel tem apoiado desde o início, “Você tem raízes judaicas?” é presença obrigatória na sua estante de livros judaicos.