Shavei Israel publica novo livro: “Você tem raízes judaicas?”

Do you have Jewish roots eBook coverAlguma vez você já se perguntou “será que tenho raízes judaicas?”? Existe uma tradição familiar, aparentemente incomum, que você não sabe sua origem? Pode ser que seu nome é similar à outros nomes judaicos de outras épocas?

A Shavei Israel está aqui para ajudar. Acabamos de publicar, em primeira mão, um guia prático para descobrir sua herança judaica. O novo livro de 109 páginas, disponível em ambas as versões, impressa e em e-book, foi entitulado “Você tem raízes judaicas?”

Os nove capítulos do livro cobrem todas as principais questões que podem surgir desde o início da descoberta judaica de uma pessoa. O livro discute sobre as principais maneiras de realizar uma pesquisa genealógica (incluindo o acesso aos registros da Inquisição espanhola, quando, e se, for o caso), sobrenomes judaicos mais comuns nas diferentes regiões (por exemplo: caso você seja proveniente da região de Palma de Mallorca e seu sobrenome for “Segura”, existe uma boa chance de você possuir raízes judaicas), além de informações sobre costumes judaicos “escondidos” (tais como o acendimento das velas, as tradições de luto, fazer a “chalá”), organizados por localidades geográficas e história.

Histórias pessoais foram acrescentadas no decorrer do livro para, assim, fornecer exemplos de inspiração e experiênciais reais (“se estes puderam fazê-lo, você também pode”). Os livro também inclui perguntas para orientar os leitores através de seu próprio processo e, cada capítulo, abre com um versículo – uma citação apropriada da Torá.

No final do livro, incluímos uma seção de Genie Milgrom, cujo mais recente livro, “Como eu encontrei minhas 15 bisavós: Um Guia Passo a Passo” (disponível no Amazon.com), relata como Milgrom traçou suas próprias raízes judaicas, 15 gerações para trás, e provou que era judia por nascimento. Milgrom é presidente da Sociedade de Estudos Cripto-Judaicos e da Sociedade Genealógica Judaica da Grande Miami e frequentemente, palestra sobre genealogia judaica.

A primeira versão deste novo livro da Shavei é em espanhol e é destinada a todos os Bnei Anussim da Espanha e de outros países de língua espanhola da América Central (El Salvador e Colômbia), onde existe um grande número de interessados em descobrir suas raízes judaicas. Mas os exemplos do livro são aplicáveis ​​a todos aqueles interessados no judaísmo, de qualquer lugar do mundo. As próximas duas versões serão publicadas em Português e Italiano, abordando os Bnei Anussim que falam estes idiomas. Uma futura edição em inglês também está prevista.

O livro foi escrito pelo presidente da Shavei Israel, Michael Freund, e o diretor educacional da organização, o Rabino Eliyahu Birnbaum, com a ajuda do Rabino Nissan Ben-Avraham, emissário de Shavei Israel para a Espanha, assim como Tzivia Kusminsky, chefe do departamento de Bnei Anussim e Judeus Ocultos da Polónia, da Shavei Israel.

O livro, que vem sendo elaborado já há dois anos, está disponível como um eBook online, gratuitamente. Baixe agora mesmo a versão em espanhol . Mil cópias já foram impressas e estão sendo distribuídas pelos emissários e pela equipe da Shavei Israel. Alguns exemplares já chegaram em El Salvador, onde Michael Freund e o Rabino Birnbaum os apresentaram no mais recente Shabaton da comunidade.

Se você acha que pode ter raízes judaicas, ou está interessado em acompanhar o ressurgimento notável desta conexão judaica, da qual a Shavei Israel tem apoiado desde o início, “Você tem raízes judaicas?” é presença obrigatória na sua estante de livros judaicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.