Shavei Israel manda livros para o Brasil!

O Museu Judaico do Rio de Janeiro é conhecido por sua coleção de 69 Menorot e objetos rituais judaicos desenhados pelo artista, nascido na Rússia e residente do Rio Janeiro, Joseph Feldman. O pequeno museu – o único no Brasil até o novo museu em São Paulo ter sido inaugurado este ano – tem sido uma parada obrigatória para turistas judeus e moradores locais (o Rio tem uma população judaica de 30.000 residentes, de um total de 95.000 em todo o país).

Mas a equipe do museu não soube como reagir quando perguntamos sobre a comunidade de Bnei Anussim do Brasil.

Os Bnei Anousim (ou marranos) chegaram ao Brasil provenientes de Portugal há cerca de 500 anos atrás, fugindo do longo braço da Inquisição. Eles se estabeleceram na cidade do Recife, participando do Kahal Zur, a sinagoga mais antiga das Américas, em 1636.

Hoje existem pelo menos 30 diferentes comunidades Bnei Anussim espalhadas por todo o Brasil, umas com apenas algumas dezenas de membros, outras com várias centenas. Existem sinagogas improvisadas ​​e Mikvês (banhos rituais). O número de brasileiros com raízes judaicas escondidas poderia chegar a cerca de 40 por cento da população brasileira.

Mas o Museu Judaico no Rio documenta, principalmente, a história judaica mais recente, a partir do início do século 20. Os visitantes que querem saber mais sobre o passado dos Bnei Anussim do Brasil – ou mesmo Bnei Anussim brasileiros que questionam sua própria herança judaica – deixavam o museu sem uma resposta satisfatória.

905934_973578266037029_4040435584935387213_o
“Você tem raízes judaicas?” – em português

Os funcionários do museu contataram a Shavei Israel no início deste ano. Haviam escutado sobre o livro da Shavei Israel “Você tem raízes judaicas?”, agora disponível em Português, assim como o original em espanhol. Pediram então algumas cópias para o museu.

Enviamos 6 livros para que tenham em mão e possam compartilhar com os visitantes.

shavei-PT-sidur-shabat
Sidur de Shabat em Português

“Você tem raízes judaicas?” não foi o único material impresso que viajou de Israel para o Brasil este ano. Os membros da comunidade Bnei Anussim Beit Shorashim em Natal, a capital litorânea do estado brasileiro Rio Grande do Norte, no nordeste do país, pediram algumas cópias do Sidur (livro de orações) em português da Shavei Israel.

Verificamos e descobrimos que estávamos quase sem estoque –
possuíamos somente dois dos nossos Sidurim de Shabat, dos quais devidamente despachamos. Mas isso não é suficiente para os 150 Bnei Anussim de Natal.

Gostaríamos de enviar mais Sidurim para Natal e outras comunidades de Bnei Anussim no Brasil. Por favor, ajude-nos a produzir uma nova leva de Sidurim. Caso tenha interesse em ajudar, mande um e-mail para spanish@shavei.org.

Uma versão eBook do livro Você tem raízes judaicas?” pode ser baixada gratuitamente neste link.

Em breve: uma nova livraria interativa no site da Shavei Israel, onde será possível encontrar todas as nossas publicações.

2 thoughts on “Shavei Israel manda livros para o Brasil!

  • February 25, 2018 at 2:54 am
    Permalink

    Fantastico….Espero receber o livro Raizes Judaicas, já solicitado antes.

    Reply
    • April 15, 2018 at 11:41 am
      Permalink

      shalom Francisco,
      aquí le comparto el link para descargar el libro “¿Você tem raízes judaicas?”, una guía práctica para explorar sus raíces, espero que le sea de ayuda y le asista en responder sus preguntas.

      http://shavei.org/pt-br/voce-tem-raizes-judaicas/

      Cualquier pregunta que le surja no dude en consultar.

      Muy buen día,

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.