O que representa Moisés no Judaísmo? Líder, Profeta ou Messias?

downloadP: O que representa Moisés no Judaísmo? Líder, Profeta ou Messias?

R: Moisés (em hebraico “Moshe”) foi o maior profeta, líder e mestre que o judaísmo já conheceu. Maimônides ao enumerar os 13 princípios da Fé Judaica, considera entre eles, a crença de que as profecias de Moisés são verdadeiras, e que ele foi o maior dos profetas. É descrito como a única pessoa que conheceu D’us “face-a-face”, e o único ser humano que “conversou” com D’us diretamente, em linguagem simples, não através de visões e sonhos, como com outros profetas.

A narrativa de sua história todos conhecem, quem não a conhece, recomendo ler o livro Êxodus da Bíblia, assim como outros livros da tradição judaica, que contam sua história. Resumidamente, Moisés foi escolhido por D’us para libertar os judeus da escravidão do Egito e liderá-los até a Terra de Israel. Assim, com a ajuda de seu irmão Aarão, Moisés representou o povo de Israel frente ao Faraó e desencadeou as famosas 10 pragas contra todo Egito, que forçou a libertação de todo o povo. Moisés então liderou o povo para fora do Egito e através do mar para a liberdade, e assim, os trouxe para o Monte Sinai, aonde intermediou o contrato eterno dos Filhos de Israel com D’us, no maior evento da história, conhecido com o recebimebno da Torá. Moisés por não seguir minunciosamente as instruções de D’us em um episódio no deserto, foi castigado a não entrar na Terra de Israel com o Povo.

D’us no Monte Sinai revelou toda a Torá para Moisés que tratou de ensinar seus discípulos e todo o povo. Ele passou grande parte de sua liderança, escrevendo os primeiros cinco livros da Torá, através de pura inspiração divina. O restante de toda a sabedoria, Moisés passou oralmente para seus alunos, o principal deles, e aquele que se tornou seu sucessor, Josué, filho de Nun.

Mas apesar de todos estes incríveis feitos e ter sido esta pessoa incrível, o judaísmo faz questão de enfatizar que não foi o próprio Moisés o libertador ou redentor de Israel. Foi D’us que redimiu Israel através de Moisés. Moisés era apenas Seu porta-voz. O texto da Hagadá, do qual toda família judaica conta a partir dele a história da Saída do Egito, na Páscoa Judaica, nem sequer menciona o nome de Moisés. Isto para evitar que as pessoas erroneamente o idolatrem, confundido, D’us nos livre, D’us, com seu principal servo!

Desta maneira, pode-se dizer que Moisés foi uma da principais personalidades do judaísmo. O maior dos profetas e possivelmente o maior líder. Alguém que cumpriu com sua função no mundo de uma maneira exemplar. Mas o judaísmo acredita que todo e qualquer indíviduo pode chegar ao nível de Moisés. Assim como Moisés, existiram e existirão outras grandes figuras no Judaísmo. Uma delas é a figura do Messias, que ainda não foi representada e esperamos que seja em breve, por algum outro grande líder!

Leave a Reply

Your email address will not be published.