O que é a “mãozinha” que muitos judeus usam como amuleto?

51mtNACWNKL._SY300_Pergunta: O que é a “mãozinha” que muitos judeus usam como amuleto?

Resposta: Esta “mãozinha”, tambem conhecida como Hamsa ou Hamesh, se trata de um amuleto muito popular no judaismo. Praticamente em qualquer loja de produtos judaicos você encontrará colares e pulseiras com esta mão invertida e o polegar com o mindinho apontando para fora. Muitas vezes, terão ainda um olho no centro da mão ou, mesmo, várias letras hebraicas no meio.

Não há nada exclusivamente judaico neste amuleto. As culturas árabes, muitas vezes se referem a ele como a “Mão de Fátima”, que, por sua vez, representa a “Mão de D’us”.

Por que esta se tornou um símbolo tão popular entre os judeus?

Não parece haver uma explicação muito precisa. Pode muito bem ser a influência da cultura árabe nos judeus sefaraditas ou mesmo um costume específico de uma região que acabou se espalhando. O que sim é comumente aceito é que este padrão de mão representa uma proteção contra o mau-olhado (a influência espiritual maligna causada pelo ciúme dos outros), E como o mau-olhado tem sido historicamente uma superstição popular entre os judeus, tal proteção deve ter se popularizado entre aqueles que queria se proteger de tal ameaça!

Leave a Reply

Your email address will not be published.