Qual é o simbolismo do pão trançado que os judeus comem no Shabat?

Pergunta: Qual é o simbolismo do pão trançado que os judeus comem no Shabat?download

Resposta: Não somente no Shabat, mas em todas as festas judaicas e ocasiões festivas se celebra uma refeição que é iniciada com o pão. O famoso “pão trançado”, é conhecido como Chalá. A Chalá pode ser tanto doce quanto salgado, sendo a salgada a mais popular. O pão é geralmente trançado, mas em determinadas festas e em diferentes culturas, isso pode mudar. Por exemplo, em Rosh Hashaná, no ano novo judaico, é um costume antigo prepara uma Chalá redonda (uma vez que o círculo simboliza o ciclo da vida e dos anos).

A palavra “Chalá” (retirada de Levítico 15:20) refere-se à porção da massa reservada para o Cohen (sacerdote), isto é, uma pequena porção da massa que é separada antes de ser cozida. Você pode ter visto a notação “Chalá foi tomada” em caixas de Páscoa matzá, indicando que essa regra tem sido seguido, que a parte challah foi tirada da massa, antes da matzá foi feita. Não estou certo de como o prazo para a parte removida passou a ser usado para o pedaço de pão feito após essa parte foi removida.

Como mencionado, o judeu é orientado a bendizer o alimento através do pão a cada refeição festiva que participar. Entretanto no Shabat, a bênção sobre o pão deve ser feita com duas “Chalot” (plural de Chalá) em cada uma das três refeições do Shabat, para lembrar da porção em dobro de Maná que recebiam no deserto ao sair do egito toda sexta-feira, para, desta maneira, não precisar trabalhar no Shabat!

One thought on “Qual é o simbolismo do pão trançado que os judeus comem no Shabat?

Leave a Reply

Your email address will not be published.