Seminário poderoso para os Bnei Menashe

Esta semana, dezenas de líderes comunitários Bnei Menashe, coordenadores, profissionais e funcionários da Shavei reuniram-se em Tiberíades para um importante seminário de um dia inteiro. Graças a Moti Yogev, o nosso contato em Nof Hagalil, este dia, patrocinado por Keren Kayemet L’Yisrael (KK”L) no seu Ya’ar Lavi, e facilitado por Tzvi Khaute, Dalia Netzer e Moti Yogev, foi um enorme sucesso.
Os desafios da comunidade foram abordados por profissionais. Foram abordados tópicos importantes, como vícios e a aquisição da língua hebraica, e foram sugeridas soluções, especificamente no que se refere à comunidade Bnei Menashe em Israel.
O rabino Mordechai Eliyahu fez um discurso e deu bênçãos para o ano novo, e Yitzchak Kolney fez uma importante apresentação sobre o património cultural Bnei Menashe, com belas fotos das suas tradições e cultura.
Ter todos juntos no mesmo lugar foi muito importante. Tanto para uma comunicação eficiente quanto para o estabelecimento de relações uns com os outros. Os professores são altamente profissionais e experientes. Um antropólogo falou sobre vícios e o que pode ser feito a esse respeito, e a importância do tratamento. Foram enfatizados os desafios da língua, como as dificuldades em conseguir emprego (ou o tratamento para vícios mencionado acima) para quem tem pouco ou nenhum hebraico.
Será criado um documento com o conhecimento adquirido no seminário, para uso das diversas comunidades, daqui para frente. O seminário ajudou a fortalecer e a dar aos líderes e coordenadores comunitários as ferramentas necessárias para continuarem seu trabalho com os Bnei Menashe. Esta é a primeira vez que fazemos algo assim. Os coordenadores ficaram emocionados e agradecidos, e estão ansiosos pelo nosso próximo seminário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *