Seminário da Shavei Israel para adolescentes judeus poloneses em Varsóvia

Polish teen seminar 4Quando a Shavei Israel realizou o último “Shabaton para adolescentes” em Varsóvia, a resposta, em consenso, dos 18 adolescentes poloneses que participaram foi: “quando podemos fazer isso de novo?”. Isso foi em janeiro. Após seis frios meses de um intenso inverno polonês, o verão chegou e, assim também, o próximo evento para os adolescentes.

No início de julho, o Rabino Yehoshua Ellis, emissário de Shavei Israel para Katowice, na Polônia, e o responsável pelo programa dos adolescentes, organizou o terceiro seminário para a juventude polaca que busca reconectar-se com sua herança judaica. Desta vez, o encontro foi durante a semana (e não no Shabat, como nas outras vezes), o que permitiu ao grupo experimentar algumas novas oportunidades educacionais e de conexão com o judaísmo.

Em particular, o grupo de 17 adolescentes se ofereceu para ajudar a limpar alguns detritos do cemitério judeu de Varsóvia. A atividade foi organizada em conjunto com um grupo de adolescentes judeus americanos que visitavam Varsóvia neste momento. “Realizamos muitos trabalhos importantes e tivemos a oportunidade de compartilhar momentos judaicos”, diz o Rabino Ellis.

Isso tudo foi de acordo com o tema do seminário: comunidade. “Trabalhamos muito com dinâmica de grupo, com jogos de construção de grupo e desafios, e visitamos vários setores da comunidade judaica de Varsóvia.” Na noite de abertura do seminário, um dos adolescentes poloneses conduziram uma dança israelense para cerca de 100 pessoas no estacionamento do JCC Varsóvia.

O primeiro evento para os jovens judeus poloneses foi um Shabaton realizado em novembro de 2014. Este aconteceu após o Rabino-Chefe polonês Michael Schudrich chamar a atenção do Rabino Ellis ao entender que parecia estar faltando programações para os adolescentes judeus. Este então foi planejado em cooperação com a JDC (Joint Distribution Committee) na Polónia e incluiu orações no histórico Nozyk Sinagoga de Varsóvia, um jantar de Shabat próximo ao JCC de Varsóvia, e um dia de estudos “chavruta” (em pares) e visitas à comunidade judaica de Varsóvia.

O segundo Shabaton aconteceu em janeiro de 2015, com uma visita surpresa do famoso diretor de cinema Steven Spielberg, que estava em Varsóvia com um outro grupo de adolescentes da Fundação Shoah USC, uma organização fundada por Spielberg para gravar testemunhos de sobreviventes e outras testemunhas do Holocausto.

O próximo Shabaton já está sendo planejado. O evento será realizado no outono, em um fim de semana durante os dias intermediários da festa judaica de Sukot.

Leave a Reply

Your email address will not be published.