
O Seder “Amenim” é uma antiga tradição judaica, onde as mulheres se reúnem em uma refeição festiva e todas recitam, em uníssono, o Amém. Isto é feito antes de comer as cinco comidas principais e recitar suas respectivas bênçãos: Gefen – para o vinho (ou suco de uva), HaAdama – para o vegetal, haEtz – para as frutas, Mezonot – para alimentos feitos de grãos (tais como biscoitos e bolos) e Sheakol para todo o resto.
O Seder “Amenim” é realizado, geralmente, em Rosh Chodesh, marcando o início do primeiro mês do calendário hebraico. Se recita então, por vezes, o Pirkei Shirá, uma coleção de salmos, que, de acordo com o filósofo judeu Rabi Yossef Albo, é garantido a todos aqueles Yehudim que os recitam um lugar no mundo vindouro.
As mulheres Bnei Menashe, na Índia, têm realizado o Seder “Amenim” (literalmente O Ritual do Amen) por anos. Agora, a tradição chegou à Colômbia e, a Rebetzin Yocheved Yehoshua, esposa do Emissário da Shavei Israel para a Colômbia, o Rabino Shimon Yehoshua, organizou o primeiro Seder “Amenim” para 25 mulheres de Bogotá. O evento foi realizado no Hotel Lancaster, de Jack Goldstein, que gentilmente permitiu utilizar o local, sem nenhum custo.
Segue abaixo outra foto:
