Relatos pessoais – Agustín Araújo Quiroz

Eu sou Agustín Araujo Quiroz e quero partilhar a minha história de como descobri o Judaísmo. Para iniciar toda essa jornada, recebi de presente de meu sogro um Tanach, o livro da Bíblia. Comecei a ler e a ficar curioso para saber qual era a verdade do que estava escrito nele. Comecei a reunir meus amigos e familiares em minha casa, estudávamos e analisávamos todas as passagens bíblicas e queríamos aprender cada vez mais e entender muito bem o que estávamos estudando.

Mais tarde conheci o Sr. Segundo Villanueva (Tzrubabel), e ele tinha amplo conhecimento do Tanach, já que ele ia à Beit Keneset, a sinagoga judaica em Lima. O Sr. Villanueva foi um grande apoio, esclareceu muitas dúvidas que tínhamos, deu-nos muitos ensinamentos e, acima de tudo, a satisfação de termos finalmente descoberto a verdade, aceitando que só existe um Criador. Foi assim que comecei a visitar o senhor Villanueva com mais frequência em sua casa, que ficava no Milagro-Trujillo, e começámos a celebrar as festas judaicas juntos. Estávamos aprendendo mais halachot e mitzvot. Aos meus 40 anos viajei para Cajamarca e lá encontrei-me com o Sr. Victor Chico (Abraham), que também praticava o judaísmo. Nós nos reuníamos em sua casa com toda a Comunidade de Cajamarca.

Após 9 anos, o Sr. Victor Chico venceu um concurso de conhecimento do Tanach e viajou para Israel. Durante a sua estadia em Israel ficou deslumbrado com o povo de Israel e sua fé em Hashem. Após 2 anos, o Sr. Victor fez sua conversão ao judaísmo no Peru e fez aliá em 1990, no que chamamos de primeira onda de aliá, na qual toda sua família veio para a terra prometida junto com a família Villanueva.

Desde aquela época, descobri, junto com minha família, que existia a organização Shavei Israel, que apoiava esses processos de conversão e a aliá para Israel.

Na segunda aliá, em 1991, minha irmã Juvencia Yerushalmit Marreros emigrou para Israel, houve uma terceira aliá, e, na quarta aliá, em 2005, uma das minhas filhas, Tikva González, também fez aliá, junto com seu marido e seus dois filhos.

 

Veja mais fotos aqui no nosso post do Facebook

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.