Rav Asher visita a comunidade Beit Moshe no México

Rav Asher e sua esposa Margalit

O rabino colombiano Asher Abarbanel tem sido nosso muito estimado representante em Cali, Colômbia. Recentemente, Rav Asher fez uma viagem à nossa comunidade Beit Moshe, na Cidade do México. Como a situação é difícil na Colômbia, ele tem pensado na ideia de se mudar para lá, para continuar como nosso representante em Beit Moshe.

Muitos de vocês se lembrarão de Beit Moshe, pois essa foi a comunidade que organizou a histórica cerimónia pública de acendimento de velas de Chanukah no célebre Palácio da Inquisição com Michael Freund e a Shavei Israel.

Rav Asher passou Yom Hazikaron (Dia da Memória) e Yom Haatzmaut (Dia da Independência) com a comunidade, onde foram efetuadas cerimónias e eventos especiais.

A comunidade é composta por cerca de 100 pessoas. Começando com a sua criação em 2010 com 70 membros, a comunidade Beit Moshe da Cidade do México reconectou-se com o judaísmo e com a tradição judaica. Tem uma sinagoga, um rolo de Torá e uma mikveh (banho ritual). Os emissários da Shavei Israel atendem a comunidade desde 2018, fornecendo orientação sobre questões relacionadas à vida judaica e ajudando os membros a recuperar a sua identidade judaica perdida.

Estão à espera há muito tempo para ter um rabino. Esta pode ser a oportunidade que eles estavam à espera.

 

Rav Asher na Sinagoga Beit Moshe:

Rav Asher na Sinagoga Alamos, na Cidade do México:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *