NOTA À IMPRENSA
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO JUDAICA “ISAAC CARDOSO” TRANCOSO
ELOGIAM CÂMARA MUNICIPAL PELA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO JUDAICA ISAAC CARDOSO
TRANCOSO– Rabinos Eliyahu Birnbaum (centro) e Elisha Salas (direita) e Michael Freund (esquerda)
Michael Freund, presidente e fundador da Shavei Israel organização judaica sedeada em Jerusalém e o Rabino Eliyahu Birnbaum estiveram em Trancoso onde visitaram a antiga Judiaria (bairro judeu) e contactaram com descendentes de judeus perseguidos pela Inquisição, residentes na região do norte e nordeste da Beira Interior.
A delegação, acompanhada pelo rabino Elisha Salas, da Comunidade de Belmonte, inteirou-se da construção do Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” que vai incluir a Sinagoga “Beit Mayim Hayim”, equipamento de iniciativa municipal onde estão a ser investidos cerca de 1,2 milhões de euros.
Michael Freund e o rabino Birnbaum elogiaram a decisão do Município de Trancoso em promover esta construção que, na sua óptica “ representa que a memória dos Judeus que aqui viveram e construíram suas vidas, que criaram raízes que foram cortadas pela Inquisição mas cujos descendentes sabem ainda da sua origem hebraica, está bem viva”.
Manifestaram o propósito de, a curto prazo, organizarem em Trancoso um seminário internacional alusivo sobre os “bnei Hanussim” (filhos dos conversos) com a participação de responsáveis religiosos, investigadores, judeus e descendentes de judeus conversos ou cristãos-novos.
A Shavei Israel é uma organização que, a nível mundial, se dedica ao retorno à identidade judaica dos descendentes dos Judeus perseguidos pela Inquisição ou obrigados a converter-se à força (Hanussim) a outro credo religioso.
Mais fotos:
2012-02-02
CÃMARA MUNICIPAL DE TRANCOSO
Gabinete de Comunicação e Imagem
Telefone – 271829120
Fax – 271811827
cmtrancoso.gab.comunicacao@gmail.com