Rabinos Israelitas e Shavei Israel visitaram Trancoso

NOTA À IMPRENSA

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO JUDAICA “ISAAC CARDOSO” TRANCOSO

ELOGIAM CÂMARA MUNICIPAL PELA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO JUDAICA ISAAC CARDOSO

41-300x225

TRANCOSO Rabinos Eliyahu Birnbaum (centro) e Elisha Salas (direita) e Michael Freund (esquerda)

Michael Freund, presidente e fundador da Shavei Israel organização judaica sedeada em Jerusalém e o Rabino Eliyahu Birnbaum estiveram em Trancoso onde visitaram a antiga Judiaria (bairro judeu) e contactaram com descendentes de judeus perseguidos pela Inquisição, residentes na região do norte e nordeste da Beira Interior.

A delegação, acompanhada pelo rabino Elisha Salas, da Comunidade de Belmonte, inteirou-se da construção do Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” que vai incluir a Sinagoga “Beit Mayim Hayim”, equipamento de iniciativa municipal onde estão a ser investidos cerca de 1,2 milhões de euros.

Michael Freund e o rabino Birnbaum elogiaram a decisão do Município de Trancoso em promover esta construção que, na sua óptica “ representa que a memória dos Judeus que aqui viveram e construíram suas vidas, que criaram raízes que foram cortadas pela Inquisição mas cujos descendentes sabem ainda da sua origem hebraica, está bem viva”.

Manifestaram o propósito de, a curto prazo, organizarem em Trancoso um seminário internacional alusivo sobre os “bnei Hanussim” (filhos dos conversos) com a participação de responsáveis religiosos, investigadores, judeus e descendentes de judeus conversos ou cristãos-novos.

A Shavei Israel é uma organização que, a nível mundial, se dedica ao retorno à identidade judaica dos descendentes dos Judeus perseguidos pela Inquisição ou obrigados a converter-se à força (Hanussim) a outro credo religioso.

Mais fotos:

5-300x225 3-200x300

 

 

 

 

41-300x225

 

 

 

 

 

1

2012-02-02

CÃMARA MUNICIPAL DE TRANCOSO

Gabinete de Comunicação e Imagem

Telefone – 271829120

Fax – 271811827

cmtrancoso.gab.comunicacao@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.