Rabino faz acontecer na Colômbia!

Rav Shimon Yehoshua serve as comunidades Bnei Anusim (descendentes dos  judeus conversos à força pela Inquisição Espanhola) e candidatos à conversão na Colômbia. O rabino Shimon nasceu na Argentina e recebeu a sua ordenação rabínica em Jerusalém, no Beit Hamidrash Hasefaradí. Formou-se no Instituto Amiel, que prepara rabinos para a diáspora. Antes do seu trabalho na Colômbia, foi rabino-chefe de Pattaya, Tailândia, e foi coordenador geral do programa Bnei Akiva para a América Latina. A sua liderança e experiência rabínica serviram-lhe bem, como mostram as suas atividades atuais.

Rav Shimon informou que no dia 14 de maio foram realizados em Bogotá 70 conversões e 9 casamentos judaicos! Este mega evento reuniu pessoas que vieram de diferentes lugares da América Latina: Colômbia, Peru, Equador e México. Os dayanim (juízes rabínicos) foram o próprio Rav Shimon, Rav Shmuel Tawil e Rav Eliahu Basul. Damos os parabéns ao Rav Shimon por um evento tão importante. Além disso, um grupo de participantes que vieram do Peru ficaram para um Seminário de Liderança Comunitária que Rav Shimon deu.

Estas realizações incríveis não foram tudo o que Rav Shimon fez no mês de maio. Num Shabat recente, o prolífico rabino realizou um evento especial em Cali para 30 pessoas solteiras para promover a formação de casais judaicos.

Em Bogotá, no momento, o rabino lidera uma comunidade de cerca de 100 pessoas. Esta comunidade tem crescido nos últimos sete anos desde que o rabino começou, praticamente do zero. Ele também se dedicou a combinar minhagim (costumes) e diferentes tradições litúrgicas das orações como forma de unificar a vida comunitária. Além disso, já existem 50 ex-membros da comunidade que fizeram aliá  (mudaram-se para Israel).

O rabino também é responsável pelas outras comunidades na Colômbia. Em Cali, há duas comunidades de cerca de 50 membros cada. Há também comunidades em Medellín, Villa Vicencio e Barranquilla. Um grande parabéns a Rav Shimon pelo seu prolífico trabalho!  Desejamos-lhe a continuação de muito sucesso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *