Rabino da Polónia une-se a movimento inter-religioso de solidariedade com o povo ucraniano

Há algumas semanas atrás, o prefeito [presidente da câmara] Vitali Klitschko de Kyiv, capital sitiada da Ucrânia, fez um apelo aos líderes religiosos para virem a Kyiv para “tomarem uma posição e assumir a função moral que lhes compete, e assumir orgulhosamente a responsabilidade das suas religiões pela Paz.” 

Finalmente, na semana passada, líderes religiosos de todo o mundo responderam ao apelo de Klitschko. Dezessete líderes e pessoas de fé das principais religiões do mundo, incluindo o emissário da Shavei Rabi Dawid Szychowski, de Łódź, Polónia, passaram dois dias inteiros em Kyiv para se envolver em oração, acompanhamento pastoral e distribuição de ajuda humanitária, além de terem encontros importantes com ativistas pela paz, e líderes religiosos e políticos.

Os organizadores desta primeira delegação inter-religiosa internacional pela paz em Kyiv declararam o objetivo da viagem: “Estamos aqui para exigir que o bombardeamento de cidades ucranianas pare”, disse o Dr. Mateusz Piotrowski, um dos principais organizadores. “Queremos contribuir para fortalecer os corredores humanitários. Também esperamos que as intervenções de líderes religiosos, na forma de vigílias recorrentes pela justa paz noutras cidades ameaçadas por bombardeamentos possam fornecer um importante instrumento de construção da paz – na Ucrânia e noutros lugares”.

O rabino Szychowski ficou muito emocionado com a alegre reação da população local à delegação e com as expressões de unidade e apoio. “Toda a visita foi um sucesso, na minha opinião”, declarou o rabino. “Estou muito feliz por ter participado. A pior coisa é não fazer nada; quando algo nos acontece, queremos que as pessoas ajam. Estou feliz por ter tido a oportunidade de apoiar as pessoas que estão a sofrer lá.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *