Há algumas semanas atrás, o prefeito [presidente da câmara] Vitali Klitschko de Kyiv, capital sitiada da Ucrânia, fez um apelo aos líderes religiosos para virem a Kyiv para “tomarem uma posição e assumir a função moral que lhes compete, e assumir orgulhosamente a responsabilidade das suas religiões pela Paz.”
Finalmente, na semana passada, líderes religiosos de todo o mundo responderam ao apelo de Klitschko. Dezessete líderes e pessoas de fé das principais religiões do mundo, incluindo o emissário da Shavei Rabi Dawid Szychowski, de Łódź, Polónia, passaram dois dias inteiros em Kyiv para se envolver em oração, acompanhamento pastoral e distribuição de ajuda humanitária, além de terem encontros importantes com ativistas pela paz, e líderes religiosos e políticos.
O rabino Szychowski ficou muito emocionado com a alegre reação da população local à delegação e com as expressões de unidade e apoio. “Toda a visita foi um sucesso, na minha opinião”, declarou o rabino. “Estou muito feliz por ter participado. A pior coisa é não fazer nada; quando algo nos acontece, queremos que as pessoas ajam. Estou feliz por ter tido a oportunidade de apoiar as pessoas que estão a sofrer lá.”