Queijo Kosher em Belmonte com o Rav Elisha Salas

Procurando queijo kosher em Portugal? Vá a Belmonte, onde o emissário da Shavei Israel, o Rabino Elisha Salas, está supervisionando uma nova linha de queijos kosher de ovelha. (Este na foto é o nosso estimado rabino acima de uma grande piscina de leite de ovelha!)

Esta não é a primeira vez que o rabino Salas explora o mundo da fabricação de queijo. Supervisionou a produção de queijo em Trancoso, outra cidade portuguesa com uma comunidade Bnei Anussim.

O último queijo perfurmado da Shavei Israel é patrocinado pelo rabino Usher Eckstein, que ensina em Nova York, onde também fornece supervisão kosher.

Todos os novos queijos de ovelha são certificados de chalav israel (leite acompanhado por um judeu desde o príncipio de sua produção).

O rabino Elisha diz que o trabalho não somente fornece queijo kosher em Belmonte, mas também fornece trabalho para as famílias judaicas locais, descendentes de Bnei Anussim, que vivem em Belmonte.

O Rabino Salas tem estado na estrada mais do que de costume: assumiu a posição do ex-emissário da Shavei Israel na Espanha, o Rabino Nissan Ben-Avraham, dando classes e visitando as comunidades da nação vizinha. Ele visitou recentemente a comunidade Bnei Anussim em Alicante, encontrando-se com o presidente, ensinando para dez pessoas e dando boas-vindas ao Shabat.

“Não há nenhum minian regular (quórum de dez homens) em Alicante”, relata o Rabi Salas, “e esta foi a primeira vez na história da comunidade que um shacharit [serviço da manhã] foi realizado”.

A comunidade já lhe pediupara aumentar os dias de estudo.

“Eles não querem me deixar descansar!”, Ele brinca.

Aqui estão mais algumas fotos.

2 thoughts on “Queijo Kosher em Belmonte com o Rav Elisha Salas

  • February 17, 2017 at 5:43 pm
    Permalink

    Mazal tov simhra tov, que feliz que eu fico ao saber que já há um queijo de ovelha cacher com hasgara do Rabino Salas ! Gostaria muito de ir até vós se possível passar um shabat convosco. seria uma grande alegria. Eu estou para aqui desterrada por enquanto em Braga, porque a economia ainda não deu para avançar para a minha querida Lisboa. Mas Hakadosh barouh `Hou há-de mostrar o caminho e a vida ensina-nos cada dia. Kol Akavod

    Shabat Shalom para toda a kehilá
    Margarida Esther

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.