Primeiro casamento judaico celebrado na Sinagoga Piazzo em 49 anos

Primeiro casamento judaico celebrado na Sinagoga Piazzo em 49 anos
Um site de notícias italiano publicou recentemente um artigo sobre um casamento judaico ocorrido em uma província de Biella, no noroeste da Itália. Não muito tempo atrás, os recém-casados, Angela Ferrari (64) e Alberto Calo (72) completaram com sucesso o processo de conversão oficial ao judaísmo com a ajuda da Shavei Israel depois de fazer um curso especial no “Machon Miriam” da Shavei. Na verdade, eles já são casados ​​há 44 anos, mas só agora puderam celebrar seu casamento de acordo com as tradições judaicas.

“Isaac trouxe-a para a tenda de sua mãe Sarah, e ele se casou com Rebeca. Então ela se tornou sua esposa, e ele a amava”. Essa passagem de Gênesis (24:67) tornou-se a origem do costume judaico de se casar sob a chupá – um dossel de casamento que simboliza laços estreitos de união e casamento entre um homem e uma mulher. Após uma pausa de quase 50 anos, a comunidade de Piazzo, na província de Biella, celebrou o casamento de Alberto Calo e Angela Ferrari Calo em uma sinagoga local. A cerimônia de casamento judaica anterior em Biella foi realizada em 1969 pelo rabino Sergio Sierra da comunidade de Turim.

Alberto e Angela, apesar de serem cidadãos israelenses, decidiram se casar na sinagoga Piazzo considerando os laços especiais entre a família Calo e a comunidade de Biella. Anos atrás, Alberto Calo celebrou seu bar mitzvah na sinagoga de Piazzo, onde seu avô, o rabino Gustavo Calo, costumava ser o rabino oficial.

Rabino Gustavo Calo, que também foi o último rabino-chefe da Comunidade Vercelli no período imediato do pós-guerra, após o Holocausto que causou a dispersão dos judeus desta área. Rabino Calo ocupou a posição do rabino de Verona desde 1907, o rabino de Corfu até 1908, o rabino de Bengasi e Pitigliano até 1924, o rabino de Mântua desde 1927. Finalmente, em 1946 foi nomeado rabino de Vercelli.

O rabino Calo também serviu como professor na escola judaica de Turim e cumpriu seus deveres como rabino até sua morte em 1956. A sinagoga, onde os recém-casados ​​decidiram celebrar seu casamento, era preciosa e familiar para eles. A sala de oração e sua chuppah estavam preparadas para o chasson e a kallah, os rabinos, convidados e parentes. A sinagoga Piazzo foi restaurada nos últimos dez anos graças à atual administração comunitária de Vercelli. Seus esforços e colaboração com bancos, fundações e fontes externas resultaram na renovação da sinagoga do século XVIII, uma verdadeira jóia entre os pontos históricos do Piemonte.
Visitada por judeus e convidados não judeus, por entusiastas e historiadores, a Sinagoga de Piazzo é um lugar onde se pode descobrir a cultura judaica da diáspora italiana pré-emancipação, respirar a história de um ambiente familiar e memórias sobre famílias judias do século XVIII. Biella.

O produtor da Ketuba é o Rav Amedeo Spagnoletto Rabino Chefe da Comunidade Judaica de Firenze e um dos SOFER mais importantes do mundo. Ele também ensina à Escola Rabínica em Roma.

O casamento de Calo foi uma cerimônia emocionante realizada por Rav Elia Enrico Richetti, o rabino de Vercelli, contou com a presença de Rav Alberto Moshe Somekh e mais de 40 convidados da Itália e Israel que estavam ansiosos para enviar seus melhores desejos para o casal.

[Crédito da foto: Roberto Ramella Biella]

One thought on “Primeiro casamento judaico celebrado na Sinagoga Piazzo em 49 anos

  • September 5, 2018 at 2:38 pm
    Permalink

    Shalom aleichem!
    Shanah tovah!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *