Portugal Participa do “Dia Global de Aprendizagem Judaica”

Em 2010, o Rabino Adin Steinsaltz, que é mais conhecido pela versão traduzida do Talmud que leva seu nome, estabeleceu um evento anual: o Dia Global da Aprendizagem Judaica. Desde 2013, a pequena comunidade de Bnei Anussim em Belmonte, Portugal, liderada pelo emissário da Shavei Israel, o Rabino Elisha Salas, tem participado.

Rabino Steinsaltz
Rabino Steinsaltz

O evento deste ano focará no meio ambiente através do tema “Sob o mesmo céu – a Terra está cheia de Suas criações”.

“A terra está cheia de Suas criações” foi extraído dos Salmos (104:24) e é uma das muitas referências em textos judaicos à beleza e vastidão do mundo e da natureza.

Os judeus que participarão do Dia Global de Aprendizagem Judaica “explorarão a nutrição e o nutrir, ecologia e meio ambiente, ciclos e estações”, explica o O Rabino Steinsaltz em seu site, que inclui materiais do currículo em Inglês, Espanhol, Russo e Hebraico.

O Rabino Salas dividiu o dia em sessões de 30 minutos conduzidas por seus alunos, na cidade portuguesa de Seixal. Entre os tópicos a serem tratados e seus apresentadores (os links levam às suas páginas do Facebook):

Sabedoria da Torá VerdeRabino Elisha Salas
Cura: uma prática natural?Pedro Turner
Plantando para o futuroAndré Tavares Mariano
Amando as árvoresSonia Mota Faria
O poder do plantio: apreciando sementes e mudasPaulo Levy
Governante, mordomo, criado: relação da humanidade com a naturezaDe Souza Ildefonso.
Shmita: um ciclo de descanso, libertação e propriedadeLuis Morao
Um tempo para chuvaChristophe Costa

Em 2014...
Em 2014…

O tema de 2015 para o Dia Global de Aprendizagem Judaica foi o “Amor”, enquanto que 2014 focou em “Heróis e Vilões” judaicos.

“Falamos sobre ‘humanidade’ e ‘natureza’ como se existíssimos de uma maneira, e o resto do mundo existisse de uma maneira diferente”, escreve o Rabino Steinsaltz sobre o foco de 2016 no meio ambiente. Mas “essa dicotomia entre homem e natureza não é nem simples nem precisa. Cabe dizer que embora a natureza sem a presença do homem seria muito diferente, a humanidade, ainda que única e distinta, ainda faz parte da natureza. Tanto se definimos a natureza como a totalidade da existência ou como o conjunto de leis que a governam – estamos incluídos nela”.

O Dia Global da Aprendizagem Judaica acontecerá neste próximo fim de semana – domingo, 20 de novembro de 2016. Leia mais sobre o evento, e saiba como sua própria comunidade pode participar, clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.