Os alunos do Rabino Elisha Salas, emissário da Shavei Israel para Portugal e Espanha, decidiram adotar o belo costume de plantar árvores no feriado de Tu B’Shvat.
Em Tu B’Shvat celebramos o ano novo das árvores, e a Torá compara o homem como a árvore do campo. Plantar uma árvore é uma mensagem de solidariedade para com as gerações futuras, que somente estas terão a árvore plantada na sua glória, quando ela crescer.
No domingo passado – desafiando as respectivas chuva, neve e frio – as comunidades de Alicante, Belmonte e Lisboa saíram ao encontro da natureza.
Em Belmonte, as festividades começaram cedo, na véspera do Shabat. Os estudantes reuniram-se com o Rabino Salas e durante o dia sagrado de descanso, realizaram um tradicional “seder” (ritual) repleto de saborosas frutas e vinhos.
O Rabino Salas voltou na própria sexta-feira à tarde de Israel, após ter participado de uma Feira de Turismo, realizda pelo Ministério do Turismo, promovendo a Red de Juderías Portuguesa, rota turística que passa por todos os locais judaicos históricos. Mas não havia porque se preocupar! Os diligentes estudantes do rabino prepararam todo o Shabat, cozinharam, receberam os convidados, prepararam a mesa festiva do Beit HaAnussim (centro de estudos da Shavei Israel em Belmonte) e até prepararam um guia em Português para oficiar o seder, segundo a antiga tradição cabalística.
Aqui apresentamos algumas imagens do grupo de Belmonte plantando uma árvore:
A seguir, Lisboa:
E enfim, Alicante:
Feira de Turismo: