O oitavo dos dez testes de Abraham: o Brit Milá – Circuncisão

Comentário sobre a Porção Semanal de Lech Lechá

 

brit-mila-circumcision

Quando Abrão tinha noventa e nove anos, foi ordenado a se circuncisar. Ele recebeu esta Mitzvá antes do nascimento de Yitzchak, pois D’us queria que Yitzchak nascesse sagrado.

D’us então diz a Abrão: “Enquanto você não está circuncidado, você está imperfeito. Ao realizar o Brit Milá você obterá um novo grau de santidade e então estará acima das leis da natureza. Durante vinte gerações Eu Esperei para que você se circuncisasse, caso você se recuse, devolverei o mundo ao nada.”

“Se a Mitzvá do Brit Milá é tão importante”, Abrão perguntou, “Por que Você não a ordenou ao primeiro homem, Adão?”

“Não pergunte mais” – respondeu D’us. – “Você é aquele que Me pareceu digno para esta Mitzvá.”

Entretanto, Abrão se opôs. Pensou que ao fazer, as pessoas, da qual as vinha influenciando para se aproximarem de D’us, se afastariam dele. Se afastarão para nao ter que, também, fazerem o Brit Milá.

D’us então o acalmou. “Não se preocupe com isso. É suficiente para você que Eu seja teu D’us. Você não irá “perder” por cumprir com esta Mitsvá de Milá, você continuará mantendo a existência da humanidade. Pelo mérito desta Mitzvá vou celebrar um acordo com você. Quando você o fizer, seus filhos poderão herdar a Terra de Israel!.”

A partir de agora você será chamado de Avraham e não mais de Abrão. Até agora você era Abrão, o pai de Aram, sua terra natal. Após a circuncisão, você será Avraham, pai de muitas nações!

O valor numérico do nome de Avraham é igual a 248, o que demonstra que, após seu Brit Milá, Avraham passou a dominar os 248 membros do seu corpo.

D’us o ordenou. “A mitzvá de Milá será cuidada pelos seus descendentes. Todo o homem recém-nascido deverá ser circuncidado no oitavo dia de seu nascimento.”

D’us, Quis distinguir Seu povo escolhido com um sinal especial. Não criou o homem fisicamente perfeito no momento do parto para mostrar que, como nós fisicamente nos aperfeiçoamos com o Brit Milá, assim deve ser com nossa vida espiritual, estar sempre nos aperfeiçoando!

 

Retirado do livro “El Midrash Dice” da Editora Bnai Sholem