Parashá da Semana – Ekev

Não temas

7:17: Se disseres no teu coração: estas nações são mais numerosas do que eu, como posso expulsá-las? Não os temas; lembrar-te-ás bem do que o Eterno, o teu De’s, fez ao Faraó no Egito… 21: Não tenhas medo deles, porque o Eterno, o teu De’s, está em ti.

Moisés faz o relato do que aconteceu nos quarenta anos no deserto. A lembrança do que aconteceu naquele período, como o pecado do bezerro de ouro que o levou a quebrar as tábuas da Lei, deve servir de ensino para a nova geração enfrentar os desafios que tem que encarar. Eles passarão de um estado em que De’s lhes dava tudo o que eles precisavam para viver, para um estado em que têm que se defender e enfrentar nações a seus olhos poderosas.

Moisés diz-lhes «não temam, não tenham medo» e ele diz-lhos numa linguagem pessoal, a cada um dos presentes, já que o medo é uma emoção profundamente individual. Sentimos culpa pelos acontecimentos do passado, vergonha do presente e medo e angústia pelo que pode acontecer no futuro.

O temor e o medo são emoções que «contraem o olhar», como diz Humberto Maturana. Paralisam-nos e não nos permitem reagir. Num momento assim, devemos sentir que a Presença Divina está a proteger-nos, e que com a Sua providência podemos superar todas as dificuldades.

Não tenhas medo, não te assustes no teu dia a dia porque De’s está em ti, essa é a mensagem que emerge deste texto e que nos deve acompanhar nos momentos em que nos deparamos com desafios que nos causam temor, ansiedade e medo.

O que é o único que devemos temer?

Somente o próprio Eterno. Isso significa estar ciente da Sua grandeza, simboliza o facto de que nada escapa Dele. Nossa reverência e temor do Eterno devem superar todas as outras apreensões e mais nada, nem a vergonha, nem qualquer autoridade ou poder, nem a dor ou a morte devem assustar-nos. Desta forma, não devemos temer ninguém nem nada que não seja Ele . O temor a De’s dá-nos liberdade, torna-nos livres perante todos os homens, colocando-nos sob o jugo dos Seus mandamentos.

Edith Blaustein

Leave a Reply

Your email address will not be published.