O projeto de identidade judaica

The Jewish Identity Project: New American Photography” de Susan Chevlowe (2005) é um belo livro fotográfico para pôr na mesinha de café. Apresentando dez projetos fotográficos e de vídeo de artistas emergentes e em meados de carreira, todos encomendados pelo Museu Judaico, o livro apresenta uma série de discussões provocativas sobre a natureza da identidade judaica na América do século XXI. A autora, Susan Chevlowe, discute como os artistas exploram comunidades individuais para dissipar estereótipos da vida judaica contemporânea, e o colaborador Ilan Stavans disseca a diversidade dos judeus americanos no último século. Em luminosas entrevistas com os artistas, a colaboradora Joanna Lindenbaum fornece perspetivas sobre suas ideias e métodos.

Jaime Permuth escreveu ‘A Conversão de Carmen’ (2003), uma seção sobre Carmen Maria (Esther) Rodriguez, que é amiga de Shavei Israel. Originalmente de Cuba e agora morando nos Estados Unidos, ela partilhou recentemente sua história de conversão connosco.

A história de Carmen é contada através de fotos no livro. Embora o livro esteja fora de catálogo, Carmen deu generosamente à Shavei algumas cópias para ter no escritório, para as pessoas usufruirem delas.

Algumas citações de Carmen no livro destacam-se particularmente: “Um homem disse-me recentemente que eu provavelmente estava no Sinai. O que significa que eu também era uma alma judia naquela época.” E, “o que meus antepassados fizeram foi sobreviver espiritualmente, saindo da Espanha para não cortar seu vínculo eterno com a Magnificência confiada aos judeus no Sinai”.

Carmen dedicou um vitral em uma sinagoga aos sobreviventes do Holocausto que conheceu. Nele, diz: “Para Irene e Martin Staub, sobreviventes do Holocausto, de uma filha de judeus que fugiram da Inquisição, tudo pela nossa Amada Torá.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *