O presidente sérvio Aleksandar Vučić atribui prémio a Michael Freund

Freund confirma que espera visitar Belgrado em breve e encontrar-se pessoalmente com o presidente Vučić.

Artigo original do Jerusalem Post

O presidente sérvio Aleksandar Vučić homenageou o fundador e presidente da Shavei Israel, Michael Freund, por seu trabalho na promoção das relações Israel-Sérvia, na sequência de uma recomendação da Associação de Comunidades Judaicas da Sérvia e da Associação de Jornalistas da Sérvia (UNS).

Vučić concedeu a Medalha de Ouro do Mérito a Freund, que também é colunista do Jerusalem Post e presidente da Associação de Amizade Israel-Sérvia.

Devido à pandemia, o presidente da UNS, Vladimir Radomirović, aceitou o prêmio em nome de Freund. O prêmio é a maior homenagem da Sérvia aos não-cidadãos.

Além de seu trabalho sobre as relações Israel-Sérvia, Freund escreveu extensivamente sobre a história dos judeus sérvios para o Post , o que foi levado em consideração para o prêmio.

Freund expressou seu apreço pelo prêmio em uma carta a Vučić:

“Nos últimos anos, e especialmente sob a sua liderança, as relações entre Israel e a Sérvia floresceram”, escreveu ele, acrescentando: “Há fortes laços históricos entre judeus e sérvios há séculos”. “Nossos povos viveram e morreram juntos”, escreveu Freund. “Somos duas pequenas nações cercadas por forças hostis, orgulhosas de nossas tradições e culturas, que viram suas pátrias invadidas e ocupadas ao longo da história. Durante a Segunda Guerra Mundial, o malvado regime Ustashe assassinou sérvios e judeus lado a lado em Jasenovac. E no entanto, apesar das dificuldades, nem os sérvios nem os judeus desistiram, e ambos estamos orgulhosamente no palco mundial como Estados soberanos e independentes. ”

Freund expressou o seu desejo de visitar Belgrado em breve e conhecer Vučić pessoalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *