O Centro Ma’ani da Shavei Israel teve o prazer de apresentar uma conferência sobre o Património Cultural dos Judeus de Itália, dada pela nossa querida Rabbanit Renana Birenbaum.
Os judeus de Itália formam uma das comunidades judaicas mais antigas, e recentemente, o Centro Maani da Shavei Israel organizou uma fabulosa palestra sobre essa comunidade, dada pela nossa querida Rabbanit Renana Birenbaum.
A Rabbanit Renana contou histórias muito interessantes das suas próprias experiências como rabbanit em Turim. Também falou sobre os judeus de São Nicandro.
Um belo costume na Itália é ter um tecido com um verso da Torá, onde são bordados os nomes das crianças no seu brit milah, que é guardado por muitas gerações, e envolvem cada bebé nele no seu brit milah. Posteriormente, quando a criança tem o seu bar mitzvah, o rolo da Torá também é embrulhado neste tecido. Então, quando a criança é chamada à Torá, sente-se como se todas as gerações anteriores o estivessem a abraçar. A família da Rabbanit Renana decidiu também adotar este belo costume.
A comunidade judaica de Itália é uma das comunidades judaicas mais antigas do mundo, que remonta aos dias da destruição do Segundo Templo, no período romano pré-cristão, há mais de 2.000 anos. Ao contrário, por exemplo, das comunidades judaicas da América, que têm, em média, apenas 100 anos.
Curiosamente, os judeus italianos não são Ashkenazi ou Sephardi, mas sim “judeus italianos” – a sua própria categoria única.
I am a italian descendent .
I think that I am a Jude descendent too, because my surname Almeida (by my mother) and Radicchi (by may father = similar Radichio ) were tipical names from the religious papal Inquisition , that beguin in Italy
My grand father was born at Citta Castello di Roma
I would like someone more information about this because I love the Torah very much!
Toda Raba
Baruch Hashem