O homem por trás da Shavei na Noruega, Arvid Bjerga

A Shavei Israel trabalha com muitas comunidades ao redor do mundo, o que é possível graças ao trabalho árduo e à dedicação da nossa equipa e dos nossos voluntários. Por outro lado, também existem muitas comunidades que trabalham com a Shavei, incluindo na Escandinávia. Um dos nossos apoiantes mais dedicados é Arvid Bjerga, que fundou a filial norueguesa da Shavei Israel há cerca de um ano. 

Arvid Bjerga cresceu num lar profundamente cristão e sionista na Noruega. Ele cresceu aprendendo sobre a história judaica, o Holocausto e o nascimento do Estado de Israel. Quando criança, o seu avô contou-lhe histórias e profecias sobre os judeus retornando a Sião e reconstruindo a nação. Ele cresceu com um sentimento de fascínio e empolgação em torno do assunto. 

– O sionismo, seja baseado na Bíblia ou na «realidade», é um movimento de direitos humanos. Mesmo se for ateu, qualquer um pode ver o direito de um povo reconstruir o país na terra de onde foi expulso. Com a história trágica do povo judeu, é justo que eles possam reconstruir-se como nação, e a terra está no coração da nação – , disse Arvid. 

O interesse e a compreensão de Arvid pela história do povo judeu são profundos e, no final dos anos 80, ele morou e trabalhou num kibutz no norte de Israel. Lá, ele não apenas leu muitos livros sobre o movimento sionista moderno, mas também sobre a história dos judeus etíopes e dos Bnei Menashe do nordeste da Índia, o que despertou o seu interesse por judeus «exóticos» e reacendeu o seu interesse pelas tribos perdidas de Israel e pelas profecias sobre as quais ele tinha ouvido quando era criança. 

Em 2018, Arvid voltou a Israel para uma visita e entrou em contacto com a Shavei Israel, especializada em trazer judeus «perdidos» e «escondidos» de todo o mundo de volta à sua herança e ao Estado de Israel. Encontrou-se com o fundador e presidente da Shavei Israel, Michael Freund, e juntos decidiram prosseguir e abrir uma filial da Shavei Israel na Noruega. 

Até hoje, Arvid fala para o público cristão e sionista na Noruega sobre o anti-semitismo, as tribos perdidas de Israel e o seu retorno e seu trabalho com a Shavei Israel. Graças ao trabalho de Arvid, a Shavei Noruega tem uma base crescente de mais de 600 seguidores online, e muitos apoiantes e doadores presenciais também.

Arvid Bjerga e o seu trabalho contam uma história verdadeiramente notável sobre o que a paixão de um indivíduo pode fazer com e pela nação de Israel.

Para iniciar um capítulo local da Shavei Israel na sua comunidade, entre em contacto conosco pelo email office@shavei.org.

Leave a Reply

Your email address will not be published.