Novo emissário da Shavei Israel para o Chile: um astrofísico de verdade

Rabino Avraham Israel Latapiat
Rabino Avraham Israel Latapiat

Não é todo dia que a Shavei Israel contrata um cientista de foguetes. Mas nosso mais novo emissário, o Rabino Avraham Israel Latapiat, tem um currículo que poderia levá-lo para a lua. Por enquanto, porém, ele estará servindo uma comunidade mais terrestre: os Bnei Anussim de Santiago, Chile.

Originalmente do próprio Chile, o Rabino Latapiat obteve seu Ph.D. em matemática na Universidade da Pensilvânia e, posteriormente, atuou como professor na Universidade Central da Venezuela, onde ele co-fundou o programa “Sabendo em Liberdade”, que está ligado às faculdades de medicina, economia e ciências sociais. Ele é membro da Sociedade Americana de Matemática e possui diversas publicações em astrofísica, incluindo no Centro de Astrofísica da NASA e no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.

Da matemática para a mishna, o Rabino Latapiat recebeu sua ordenação rabínica da Yeshiva em Israel, Pirchei Shoshanim. Ele estabeleceu um Kolel (uma yeshiva para homens casados) chamado HaOr HaKodesh em Caracas, Venezuela, antes de se mudar de volta para o Chile, onde atualmente vive com sua esposa. É um membro ativo do Kolel Hazon Ish do Chile, é o representante sul-americano para o Machon Anussim e é diretor de projetos da agência de certificação Kosher Ta’am. Ele também é presidente da CEDIH, uma organização cujo objetivo é “trazer as pessoas ao estudo da Torá.”

O presidente da Shavei Israel, Michael Freund, viajou para o Chile em dezembro de 2013, onde visitou a Kehilat Yosef Chaim, uma comunidade de 35 Bnei Anussim em Santiago, muitos dos quais já praticam o judaísmo há mais de uma década.

Os Bnei Anussim, que têm a sua própria sinagoga, se aproximaram do líder espiritual da comunidade judaica local, o Rabino Moshe Nachimovsky, que por sua vez contatou a Shavei Israel. Desde então, o Rabino Nachimovsky e o Rabino Elisha Salas, emissário de Shavei Israel para Portugal (que é originalmente do Chile), estiveram em contato com a comunidade.

Quando o Rabino Latapiat voltou a Santiago, ele expressou interesse em trabalhar com a comunidade de Bnei Anussim em uma base mais regular. O Rabino Nachimovsky então concordou e agora tanto o Rabino Latapiat, quanto sua esposa, começaram a visitar e dar aulas para os Bnei Anussim.

Os judeus escondidos (ou Conversos) que fugiam da Inquisição chegaram pela primeira vez no Chile, junto com os exploradores espanhóis no século 16. No entanto, a Inquisição os seguiu e estes continuaram a manter sua identidade judaica em segredo. A perseguição aos Conversos somenteu foi interrompida quando o país alcançou a independência formal da Espanha, em 1818. Os Bnei Anussim atualmente no Chile, dos quais o número exato de membors é desconhecido, são, portanto, descendentes diretos de este capítulo doloroso na história judaica.

Existem aproximadamente 15.000 judeus hoje no Chile. 12.500 deles vivem na capital, Santiago.

Por favor, recebam calorosamente junto conosco o Rabino Latapiat em sua nova posição no Chile!

Leave a Reply

Your email address will not be published.