Os Bnei Anussim e as comunidades judaicas de Portugal receberam um novo professor voluntário de hebraico: Shoshana Hovav. Ensinar em Portugal é um tipo de retorno para Hovav, que pode traçar sua ascendência familiar de volta à comunidade judaica portuguesa, antes de sua expulsão no século XV.
Hovav, 70, nos enviou uma notável árvore genealógica da família Tzadik. Yosef ben Yakov, o patriarca da família, nasceu ao redor do ano 1075 na cidade andaluza de Córdoba, hoje, na Espanha moderna. Ele era um rabino, filósofo e poeta que recebeu o nome de família, Tzadik – que significa justiça – dos cristãos locais que o chamavam de “Justo” ou “homem da justiça”.
Hovav traçou os descendentes da família Tzadik através de muitas regiões e cidades – Amsterdã, Bagdá, Turquia e o assentamento judeu sob o governo otomano em Jerusalém. Ela escreveu sobre isso no livro “The Shape of the Land” de Rivka Rubin (Yad Ben-Zvi Publishing).
Hovav diz que embora sua pesquisa, assim como a árvore genealógica não estão finalizadas, sendo “apenas uma vaga pesquisa preliminar”, está já pode ser suficiente para “despertar a curiosidade da geração jovem e seu desejo em explorar, ainda mais, sua história”.
Hovav está mantendo Portugal ocupado. Possui grupos de estudo que se reunem diariamente a cada horas e meia, começando às 10:00 da manhã. Às 19h00, dirige-se para a sinagoga local de Belmonte, onde criou um outro grupo de estudo – “com mulheres, homens e crianças”, diz ela.
Hovav está em Portugal há apenas um mês – ela vive no “Beit HaAnusim” da Shavei Israel em Belmonte. Seu marido também está com ela.
Hovav tem uma graduação em ciências sociais e um mestrado em história da Universidade de Haifa. Possui, também, uma maestria adicional da Universidade Bar-Ilan com foco no ensino de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Hovav sente que é uma obrigação pessoal e um privilégio trazer a aprendizagem judaica de volta a Portugal, onde a jornada da família começou há tantos anos atrás.
Apresentamos algumas imagens de Shoshana Hovav em Portugal.
É muito bom, saber que existem pessoas que se dedicam a fazer de suas vidas algo útil.
Ensinar Hebraico, como gostaria de ter essa oportunidade de aprender, mas, estou no Brasil……
…. quem sabe um dia.
Parabéns.
Bem-vindos Hovav e família! Finalmente uma professora de hebraico em Portugal! Bem gostaria de aprender consigo!
Feliz estadia!
Shalom
Boker tov!
Essas histórias são fonte de energia para o trabalho…
Todah rabah!
Shalom aleichem!
Isso é um privilégio ter uma professora p/ a comunidade.