NA MÍDIA: A comunidade Judaica de Kaifeng celebra a primeira noite de Chanuká!

Candle lighting in Kaifeng

Algumas dezenas de Judeus Chineses em Kaifeng, se reuniram no domingo a noite com o emissário da organização Shavei Israel para celebrar a primeira noite de Chanuká e acender as tradicionais velas da Menorá.

“Os Judeus Chineses se inspiraram nos Macabeus”, disse o fundador e president da Shavei Israel, Michael Freund. “Mesmo na longíqua cidade de Kaifeng, as luzes do renascimento judaico continuam a arder de maneira brilhante. Os descendentes dos judeus de Kaifeng são uma coneão viva entre a China e o Povo Judeu.”

Freund acrescentou que mesmo “após séculos de assimilação, um crescent número de Judeus de Kaifeng têm buscado retornar a suas raízes e abraçar a identidade judaica. Eles estão tentando descobrir por que é importante ser judeu e nós queremos ajudar-lhes a manter uma forte identidade judaica.”

Acadêmicos acreditam que os primeiros judeus se estabeleceram em Kaifeng, uma das capitais do império chinês, durante os séculos 8 e 9. Possivelmente eram comerciantes sefaraditas da Pérsia ou do Iraque que viajaram para o Leste através da Rota da Seda e se estabeleceram na cidade com a bênção do imperador.

Em 1163, Os Judeus de Kaifeng construiram uma grande e bela sinagoga, que foi mais tarde reformada e reconstruída em diversas ocasiões. O climax da comunidade foi durante a Dinastia Ming (1368-1644), quando a comunidade Judaica de Kaifeng possivelmente alcançou 5.000 membros. Casamentos mistos e a assimilação, assim como a morte do ultimo rabino da comunidade, foram as principais causas da decadência da comunidade ao longo do século 19.

Entretanto, muitas das famílias insistiram em preserver suas identidades judaicas e passá-la para seus descendentes, que continuaram a observar os costumes judaicos.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 1.000 descendentes de judeus de Kaifeng. Nos últimos anos, a Shavei Israel tem ajudado alguns jovens Judeus Chineses a fazer a Aliá para Israel.
———–
O artigo aparece originalmente no Israel National News.

Leave a Reply

Your email address will not be published.