4 thoughts on “Mês de Elul e Selichot – Aula 1

  • August 24, 2016 at 8:06 pm
    Permalink

    Elul, mês de preparação, introspecção para analisarmos nossas vidas, como estamos vivendo cumprimento das Mitsvot, e como (ou se) estamos alimentando nossa Kavanah!

    Gracias, por todos esses ensinos…

    Reply
  • August 25, 2016 at 8:10 pm
    Permalink

    Os nordestinos em geral têm raízes nos colonizadores sefaraditas,mas com a INUISIÇÃOperderam a memória de suas origens o que se caracteriza como o HOLOCAUSTO dos séc XVI e XVVII. Meu ancestral chegou à PARAÍBA na 2ª expedição de A.Vespúcio e tais dados foram levantados por meu tio,mas não se refere às raízes judaicas e diz que era nobre e que foi degredado por problemas do rei com sua mulher… ou seja,preferiu ser CORNO nas origens a assumir a identidade marrana e não se têm dúvida do marranismo dos degredados. Não foi anti-semitismo pois em minha infância nunca ouvi a palavra “judeu” e éramos mais tementes a Deus do que católicos ou o que for. Era tal alienação … Por isso não posso pleitear o retorno às origens judaicas embora me honre ser judia—se pudesse,mas judeus são aqueles que praticavam mesmo às escondidas …. Sou comoa viúva Porcina/”aquela que foi…sem nunca ter sido” logo meu caso não é de retorno à memória do que se perdeu nas vicissitudes dos tempos….Seria mais aceitável uma CONVERSÃO ao RETORNO do perdido e sou/somos os nordestinos frutos de uma “NINGUEMDADE” conforme Darcy Ribeiro pois não houve prática de judaísmo,lamentavelmente pois me honraria o judaísmo do que a “ninguemdade” seja por pseudo-nobreza ou ser povão o que também não é desonra…. Bem gostaria de ser JUDIA a ser coisa nenhuma,mas não tive a herança cultural e religiosa dos judeus e nem mesmo dos católicos que têm mais medo de Deus e dos Infernos do que do Diabo em pessoa! Mas sou estudiosa dessa cultura,desse povo perseguido e me honraria ser judia mas não tenho conhecimento para tanto e sou agnóstica… Não posso pegar carona numa IIDENTIDADE construída em vicissitudes comuns ao longo da HISTÓRIA de tantos pogroms…. É isso…infelizmente:~me chamo NINGUÉM e não por opção….Não se pode ser judeu por oportunismo…. e sem ter feito parte da História dos judeus…antigos ou recentes….

    Reply
    • August 23, 2017 at 12:35 am
      Permalink

      Você pode mudar seu futuro e ser uma Judia…. uma Judia pode ser considerada Judia por conversão, por hereditariedade biológica ou as duas coisas, mas, a responsabilidade do ser… é grande…..

      Reply
  • September 5, 2016 at 11:58 am
    Permalink

    Amys israel hai

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.