Recentemente, patrocinámos e participámos no Seminário Prático na Polónia sobre o Judaísmo Polaco e o Hassidismo, no Passado e no Presente, através da nossa enviada Chaya Castillo.
Uma das cidades que os participantes visitaram e que causou uma grande impressão foi Lodz, a terceira maior cidade da Polónia, localizada aproximadamente a 140 km ao sul de Varsóvia. Os judeus de Lodz formaram a segunda maior comunidade judaica na Polónia pré-guerra, depois de Varsóvia.
A experiência começou com um belo Shabat em Lodz no complexo comunitário judaico, liderado pelo rabino Dawid Szychowski.
Visitar a cidade foi muito significativo. A visita ao cemitério, na companhia de Dina Feldman e Naftali Pisman, que têm raízes judaicas nessa mesma comunidade, foi uma experiência muito especial.
Noutra área de Lodz está o Monumento ao Coração Partido (Monumento ao Martírio das Crianças) em memória dos órfãos judeus da comunidade, muitos dos quais viveram e morreram num gueto separado para crianças dos 3 aos 16 anos durante o Holocausto. Foi extremamente difícil e emotivo imaginar o que aconteceu ali.
O Centro de Diálogo Marek Edelman tem uma exposição especial sobre o judaísmo, onde se promove nas crianças a empatia pelos outros, a fim de educá-las para o futuro. É importante ver que o povo polaco assumiu a responsabilidade de lembrar e falar sobre os judeus e o judaísmo, especialmente numa cidade polaca tão central, e que estão a reconhecer a importância do seu passado judaico.
Abaixo pode ver algumas das emocionantes fotografias da viagem a Lodz, mas para ver o álbum completo clique aqui.