Herdando a Terra – Jerusha retorna a casa

Samuel Devasahayam foi o fundador do Centro de Torá Zion em Eronde, na Índia. Ele era um homem corajoso e com temor a De’s, que deixou um enorme vazio na comunidade quando faleceu tragicamente em 2018. A sua família continuou com o legado que ele deixou, na sua jornada de 11 anos para se tornar judeu. Agora é a vez da sua filha Jerusha.

Somos amigos da família Samuel há muitos anos.

Depois de vários anos, com o irmão mais velho Moshe já a viver em Israel por dois anos e prestes a completar o seu processo de aliá, Ann, (a esposa de Samuel), e as suas duas filhas estavam a preparar-se para vir para Israel. Um convite de casamento para Jerusha, de 19 anos, atrasou a sua viagem para Israel até fevereiro.

A última de sua família a vir para Israel, Jerusha estava tão animada que mal podia esperar pela viagem. Tendo acabado de terminar o ensino médio e estudado para ensinar inglês como segunda língua, Jerusha estava agora pronta para embarcar na próxima etapa da sua própria jornada para se tornar judia no Machon Milton, o programa de conversão da Shavei Israel sob os auspícios do Rabbinical Council of America.

Jerusha tem uma vantagem nos estudos, pois já sabe ler e escrever hebraico, e tem praticado judaísmo com a sua família.

Jerusha, da palavra hebraica que significa ‘herança’, aterrou em Israel apenas esta semana e, depois de um longo processo burocrático, finalmente apareceu, para encontrar o seu irmão à sua espera no aeroporto, aliviado e emocionado.

Com um grande sorriso, Jerusha falou sobre como, embora tenha acabado de chegar a Israel, já se sente em casa. “Estamos neste processo há onze anos. Poder finalmente começar a minha própria jornada é realmente incrível.”

Enquanto nos sentávamos no escritório para a entrevistar, enviámos as fotos para a mãe dela na Índia, que conhecemos há muitos anos. Ela imediatamente enviou essas mesmas fotos para os seus filhos… Que ainda estavam sentados bem na nossa frente! Estamos ansiosos para poder fotografá-los todos juntos em Jerusalém!

Chegada ao aeroporto de Ben Gurion, com o seu irmão Moshe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *