Genie Milgrom de Miami, Florida, recebeu a Medalha das Quatro Sinagogas Sefarditas de Jerusalém

A escritora Genie Milgrom, genealogista, promotora do legado judaico na Península Ibérica e boa amiga da Shavei Israel, foi galardoada com a muito prestigiosa Medalha das Quatro Sinagogas Sefarditas de Jerusalém.

Esta distinção foi-lhe entregue recentemente em Zamora, Espanha, durante uma conferência onde Genie falou ao público sobre a diáspora dos seus antepassados, originários de Fermoselle, na região de Zamora.

O presidente do Conselho das Comunidades Sefarditas de Jerusalém, Abraham Haim, voou desde Jerusalém para lhe entregar esta importante distinção. Este prémio foi atribuído a Genie Milgrom como reconhecimento pela sua dedicação à História Judaica: Proveniente de uma família católica cubana, Genie dedicou mais de uma década à recuperação das raízes judaicas da sua família ao longo de 22 gerações, tendo conseguido não só recuperar a sua genealogia utilizando métodos dos quais ela mesma foi pioneira, mas também descobrir a história judaica da aldeia da sua família e de muitas outras ao longo do rio Douro, que passa por Espanha e Portugal.

Genie Milgrom conseguiu decifrar interligações entre cripto-judeus perdidos desta grande e importante região. Foi presidente da Sociedade Genealógica Judaica de Miami e da Sociedade de Estudos Criptojudaicos. Faz apresentações sobre o tema em conferências por todo o mundo e escreveu livros e inúmeros artigos.

Dois dos seus livros, Mis 15 Abuelas e de la Pira al Fuego ganharam os prémios do Livro de Autor Latino.

Atualmente, Genie é diretora do projeto de genealogia Converso, que está em processo de digitalizar todos os arquivos da Inquisição de todo o mundo para que outros também possam encontrar as suas raízes. Este importante projeto recebeu o Selo de Aprovação do Instituto Internacional para a Genealogia Judaica, em Israel.

Um merecido mérito pela sua investigação inesgotável!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.