Pedimos à todos os emissários da Shavei Israel ao redor do mundo para compartilhar conosco as fotos de suas comemorações de Yom Ha’atzmaut (o Dia da Independência de Israel). Como celebramos o 68° aniversário de Israel este ano? Confira abaixo este “tour visual”:
Índia
Mais de 200 Bnei Menashe se dirigiram para o centro Beit Shalom da Shavei Israel, em Churachandpur, Manipur para celebrar o Yom Ha’atzmaut. A bandeira de Israel foi içada, o Hatikva foi cantado, e então os Shining Star Kids apresentaram uma dança especial com base no tema do hino nacional de Israel. Na sequência realizaram uma oração para o Estado de Israel e seus soldados e ouviram um discurso do emissário da Shavei Israel para a comunidade, Aharon Vaiphei, sobre o tema “sionismo, a Declaração de Independência e a Terra de Israel”. Logo em seguida, todos cantaram o Kathang’e Kathang’e – canção tradicional dos Bnei Menashe que anseiam a Terra de Israel – antes de desejar um ao outro L’shana Haba B’Yerushalayim – No Ano que Vem em Jerusalém.
Segue abaixo uma seleção de imagens das celebrações em Manipur.
E abaixo algumas fotos das celebrações do estado indiano vizinho, Mizoram.
Enquanto isso, em Erode, os membros do Zion Torah Center receberam um presente especial de Yom Ha’atzmaut: 200 novos sidurim (livros de oração), cortesia da Shavei Israel. Os sidurim foram originalmente impressos para os Bnei Menashe que vivem em Mizoram e são em hebraico com transliteração em Inglês, tornando-os totalmente utilizáveis pela comunidade de Erode. Uma cerimônia foi realizada, onde os membros da comunidade receberam seus novos sidurim. Abaixo, algumas fotos, a maioria com o líder comunitário, Samuel Devasahayam.
Colômbia
Bandeiras em grande quantidade tomaram conta da celebração de Yom Ha’atzmaut com a comunidade de Bnei Anussim, em Bogotá na Colômbia. Houve refeição festiva, orações, aulas e muita música durante toda a festa.
Portugal
A bimá da sinagoga de Belmonte foi coberta com uma bandeira de Israel – de uma maneira exultante e desafiadora, levando em consideração a Inquisição brutal que aconteceu nesta região, meio milênio atrás. Apresentamos algumas fotos que foram enviadas por nosso emissário em Belmonte, o Rabino Elisha Salas.
Polônia
Em Cracóvia, o Rabino Avi Baumol nos contou que liderou uma cerimônia “emocionante e tocante” em Yom Hazikaron – O Dia da Memória aos Soldados que caíram nas batalhas por Israel (celebrado 24 horas antes do Dia da Independência de Israel) – “para 70 pessoas, em sua maioria não-judeus, na Polónia, e entre estes alguns ‘judeus ocultos’. Acendemos velas e falamos sobre todos nossos sacrifícios pela pátria judaica. Lemos a história angustiante, porém heróica, de Dafna Meir como um exemplo do terror que enfrentamos. Pedimos à Roy, um ex-soldado israelense, que acenda velas em sua memória e cantamos o Hatikva [o hino nacional de Israel] todos juntos. ”
El Salvador
O que é mais israelense do que uma pita recheada de falafel e húmus? Que tal uma pita caseira feita pela comunidade de Beit Israel, dos Bnei Anussim de San Salvador? Ainda melhor ver todos comendo e posando com a bandeira de Israel. Abaixo fotos deste especial evento. Além das fotos de uma cerimônia de acendimento de velas! (Hmm… embora não pareça haver 68 velas aí)
Bônus: segue um vídeo de El Salvador para que você sinta mais de perto, a verdadeira alegria que foi esta festa neste pequeno país.