FINALMENTE CHEGOU O SIDUR CATALUNYA

Após quase três anos de pesquisa, o Dr. Idan Pérez editou e publicou o Sidur Catalunya. Este livro de orações é baseado em seis manuscritos dos séculos XIV a XVI e constitui a recuperação do antigo Nussach Catalunya, a prática específica das orações judaicas usadas pelos judeus da Catalunha, Valência e Maiorca durante a Idade Média (na época conhecida como o período dos Rishonim). O sidur também inclui comentários, leis e tradições que foram compilados por um discípulo de Rabbenu Yona Girondi no século XIV no Bet Midrash (sala de estudos) de Barcelona.

O autor fala-nos sobre a origem do livro de orações e a evolução dos diferentes nussachim conhecidos hoje. O autor também detalha a pesquisa realizada, incluindo a descrição dos manuscritos usados ​​como base do livro de orações, bem como uma lista de características que definem o Nussach Catalunya, e uma lista dos poemas litúrgicos incluídos no Sidur .

Um dos capítulos da introdução trata da representação gráfica do Nome de De’s, que é representado no Sidur Catalunya por um símbolo especial, conforme representado nos manuscritos medievais. Também inclui uma lista de estudiosos da Torá que são mencionados no comentário, de Sura, Pumbedita, Qairouan, chachmei Catalunya, França, Provença e Sefarad. O autor conclui a introdução com um estudo histórico dos judeus da Catalunha, que vai desde a sua chegada à Península Ibérica, passando pelo florescimento dos centros de Torá de Barcelona e Girona, e seguindo depois as pegadas das diferentes diásporas das comunidades judaicas que fugiram da Catalunha após os motins de 1391 e a expulsão de 1492.

O estudo concentra-se principalmente nas comunidades judaicas catalãs da Itália, Império Otomano e Norte da África (Argélia). Estão incluídas fotografias dos manuscritos e diferentes edições do Machzor le-Yamim Noraim que foram publicadas em Salônica sob o nome de Machzor le-nussach Barcelona minhag Catalunya, e um mapa da Catalunha.

Descrição do Sidur:

siddur inclui as orações para os dias da semana, Shabat, festas, Hagadá de PessachAzharot para ShavuotHoshanot para Sucot e Yom Aravah (Hoshanah Rabbah), jejuns, Yamim Noraimtefillot e berachot para diferentes eventos da vida, pedidos e halachot para as festas, etc.

Há uma série de baqashot (pedidos) de grande importância, compostos por chachmei Catalunya, publicados pela primeira vez, incluindo um pelo Rabino Moshe ben Nachman (Ramban), um pelo Rabino Shlomo ben Adret (Rashba) e um pelo Rabbenu Zerachya ha-Levi.

Número de páginas: 850

Data da Publicação: 2019

Título da Pubicação: סידור קטלוניא: כמנהג ק”ק קטלוניא

ISBN: 978-965-572-685-5

Para comprar o Sidur:

Sobre o autor:

Idan Perez nasceu em Barcelona, ​​Espanha. Fez aliá em 2004 e ele fez seu doutorado em manuscritos hebraicos medievais, especificamente da comunidade judaica de Maiorca no século XIV.

Entre em contato com Idan Perez: sidurcatalunya@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.