Feliz Aniversário: Mendel com 90 anos!

Mendel Kingbol recentemente celebrou seu aniversário de 90 anos, tornando-se um dos mais Bnei Menashe mais velhos a fazer Aliá da Índia.

Mas o fator ainda mais impressionante é – ou melhor são – seus 58 netos (sim, você leu certo!). Destes, 43 vivem em Israel. Os outros 15 ainda estão no estado indiano de Manipur, de onde Mendel é originário (embora tenha nascido em Lunglei City).

Mendel chegou à Israel em 2006, com a ajuda de Shavei Israel. Veio acompanhado por alguns de seus filhos e netos e, primeiro se hospedaram em um centro de absorção no Carmiel com sua filha Neta e sua família. Lá aprendeu hebraico e estudou sobre a sua nova pátria, por durante um ano.

Os Kingbols mudaram-se, então, para Kiryat Arba, em 2008, a fim de estar com uma comunidade Bnei Menashe mais estabelecida. Dois anos atrás, mudaram-se novamente, desta vez para Afula, onde há uma crescente comunidade de Bnei Menashe. Mendel ainda vive com Neta e sua família.

O filho de Mendel, Edmund fez Aliá em 2014 e vive com sua família na vizinha Alta Nazaré.

Mendel possivelmente já é um dos membros mais “veteranos” da comunidade Bnei Menashe, mas seu legado continua crescendo. Mendel nos conta que há vários “novos” netos à caminho.

A família de Mendel preparou uma festa para seu aniversário de 90 anos, na semana passada, no salão de eventos Givat Moriah em Afula. Abaixo mostramos algumas fotos.

Mazaltov!

Leave a Reply

Your email address will not be published.