Exposição “Os Filhos de Abraham e Sarah” destaca judeus africanos

Todos judeus são considerados os filhos dos personagens bíblicos Abraham e Sarah. Uma nova exposição no Beit Hatfutsot, o Museu do Povo Judeu em Tel Aviv, destaca algumas das incríveis diversidades destes filhos.

Intitulada “Os Filhos de Abraham e Sarah”, a exposição se divide em duas partes. A primeira é um vídeo realizado por Nira Pereg destacando o culto na Caverna dos Patriarcas, em Hebron.

A segunda seção, mais extensa, é composta por fotos tiradas pelo fotógrafo Jono David de comunidades judaicas na África.

As fotos de David incluem líderes comunitários e membros, sinagogas, cemitérios improvisados ​​e monumentos, itens especiais judaicos, feriados judaicos e celebrações locais.

David investiu 4 anos no projeto, durante o qual realizou 8 viagens por 30 países na África. Visitou comunidades judaicas em Gana, Uganda, Quênia, Camarões e Zimbabwe, entre outros.

David explicava às pessoas que fotografava que seu objetivo era “obter uma luz sobre sua comunidade para que as pessoas lhes conheçam e possam vir aqui para apoiá-los… Lhes ajudará a conectarem-se com outras comunidades que não estão tão longe.”

edit-africa-2-Cameroonedit-africa-1-Lembaedit-jono-david

Hachayim Hayehudim Jewish Photo Library” de David inclui mais de 100.000 fotos de 115 países. As fotografias na exposição atual são apenas de suas viagens pela África. Ele espera transformá-las em um livro algum dia. David viaja o mundo desde sua casa, no Japão, onde viveu nos últimos 22 anos.

A exposição está localizada no espaço onde a grande coleção de modelos de sinagogas era anteriormente apresentada no Beit Hatufsot. Depois de uma renovação, as sinagogas históricas possuem agora uma nova “casa” complementada por vídeos de comunidades judaicas modernas.

A exposição de “Filhos de Abraham e Sarah” acontecerá até dezembro.

A foto acima do artigo é do líder espiritual Alex Armah (centro) junto com os membros de sua comunidade em um serviço de Shacharit (manhã) na Sinagoga Tiferet Israel – Casa de Israel Comunidade Judaica – em Nova Adiembra, Ghana.

No centro do artigo estão as fotos do líder espiritual da Comunidade Judaica de Beth Yeshourun, Serge Etele, inspecionando uma nova Mezuzá na casa da família Ambomo em Douala, Camarões (direita); das mulheres da comunidade Lemba na Manavhela, Limpopo Province, África do Sul (centro); e um “auto-retrato” do fotógrafo Jono David (esquerda).

 

Todas as fotos foram usadas com a permissão de Jono David

Leave a Reply

Your email address will not be published.