Existe uma sensação palpável de anti-semitismo na Polônia, de acordo com um de seus principais rabinos.

Crédito de la foto: BOZENA NITKA.

Yehoshua Ellis, o rabino chefe de Katowice, vive na Polônia desde 2010 como emissário do Shavei Israel. Ele se mudou para Warsaw, há três anos, onde também atua como chefe da missão rabínica para os cemitérios judeus na Polônia e como assistente rabino-chefe rabínica de Varsóvia, Michael Schudrich.

Ele disse que desde que as tensões começaram a aumentar entre Israel e a Polônia na sexta-feira passada, a comunidade polonesa sentiu que a grama foi pisoteada.

“Há uma citação famosa que quando dois elefantes lutam, a grama sofre”, disse Ellis ao The Jerusalem Post. “Os judeus da Polônia são a erva nessa luta”.

Ellis explicou que muitos poloneses obscurecem a linha entre Israel e os judeus. “A linha entre israelenses e judeus não é tão grande, se ela existe, e nós estamos vendo mais declarações anti-semitas desde sexta-feira, o que poderia levar a ações.”

Última sexta-feira, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi citado na mídia israelense como tendo dito que “os polacos cooperou com os alemães” durante o Holocausto. Embora mais tarde ele emitiu um esclarecimento que ele não estava se referindo à nação polonesa ea todos os poloneses, Polônia determinada no domingo que o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki não participar da reunião de líderes da República Checa, Hungria, Polónia e Eslováquia de Visegrad. O encontro acontece em Israel. Na segunda-feira, a delegação polonesa se retirou completamente.

Ellis disse que, embora a principal mídia polonesa relatou sobre a situação no que ele considera uma forma profissional, comentários sobre artigos e comentários são surpreendentemente “grande” e “extrema”.

“Em geral, toda vez que há um artigo sobre qualquer coisa judaica, você tem comentários muito desagradáveis ​​sobre os judeus”, disse Ellis. “Mas ainda mais quando você tem um artigo sobre israelenses, judeus israelenses, difamando a Polônia.”

A situação causou ainda mais tensão interna dentro da comunidade judaica polonesa, porque os judeus poloneses, explicou ele, “têm identidades múltiplas e concorrentes

Ele contou como uma mulher, que havia se reconectado recentemente com seu passado judaico, entrou em contato com ele na sexta-feira e perguntou: “O que devo dizer aos meus filhos? Onde nós caímos nesta linha?

“Isso pode ser uma briga entre Israel e a Polônia, mas parece uma luta entre o mundo judeu e o mundo não-judeu polonês aqui, e isso cria um corte nas identidades judaicas de muitas pessoas”, disse Ellis, observando que a situação é ainda mais surpreendente porque a Polônia tende a ter uma das menores taxas de incidentes anti-semitas.

“Não consigo me lembrar de um ato de violência física anti-semita que aconteceu aqui há muito tempo”, disse Ellis. “Eu realmente amo Varsóvia, é uma cidade muito especial, embora realmente não haja muitos judeus, é uma cidade muito judaica.

Ninguém realmente sabe quantos judeus vivem na Polônia. As estatísticas variam entre cerca de 5.000 e cerca de 50.000.

“Ninguém sabe contar aos judeus da Polônia”, explicou Ellis.

Isso ocorre porque há muitas pessoas que são judias de acordo com a lei judaica, mas não sabem que são judias; seus pais poderiam tê-los entregue durante o Holocausto ou escondido sua identidade por razões de segurança. Há pessoas que se identificam como judias, mas cujas raízes judaicas são, como Ellis as descreve, “escuras ou fracas”. Há pessoas que se identificam como judias, mas certamente não são judias, e existem vários convertidos.

“É uma mistura estranha”, disse Ellis com uma risada.

A comunidade de Varsóvia é muito ativa. Todas as noites, de acordo com Ellis, estão disponíveis duas ou três atividades judaicas diferentes organizadas por Hillel, Chabad, o Museu Judaico, B’nai B’rith, Maccabi ou o JCC.

Após a declaração do recém-nomeado ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, de que “os poloneses bebem anti-semitismo do leite materno”, Ellis disse que os rabinos locais têm “tentado apagar os incêndios”.

Schudrich publicou uma carta hoje em que criticava Katz e disse que sua declaração “ofende os judeus poloneses que fazem parte dessa sociedade.

Ellis lembrou que esta não é a primeira vez que as relações entre Israel e a Polônia se estenderam. No início de 2018, a Polônia promulgou uma lei que dizia: “Quem alegar que a nação polonesa é responsável ou co-responsável por crimes nazistas cometidos pelo Terceiro Reich … estará sujeito a uma multa ou prisão de até três anos”. Esta lei levou a um aumento das tensões entre os dois países.

“A relação entre poloneses e judeus é imensamente complexa”, disse Ellis, observando que ele considera o valor central dos judeus como a verdade, enquanto os poloneses se concentram nos valores de Deus, honra e pátria, declarações impressas em suas bandeiras militares e parafernália oficial ..

“As duas nações têm valores fundamentais muito diferentes e somos obrigados a ter conflitos”, disse ele. “Nós só queremos que isso acabe em breve.

3 thoughts on “Existe uma sensação palpável de anti-semitismo na Polônia, de acordo com um de seus principais rabinos.

  • February 28, 2019 at 8:40 pm
    Permalink

    Reverendíssimos Rabinos e demais Judeus espalhados fora da Terra Santa. Nois somos estrangeiros enquanto não nos reunir-mos todos em Israel. Sou neto de um falecido Judeu Françes Maurício Samuel que faleceu em 1945; em Paz e está na quadra 13 do Cemitério Israelita de Manaus-Amazonas-Brazil. Seu filho e um de seus netos se converteram ao Budismo, talvez pra não sofrerem perseguições por terem um Sobrenome ( SAMUEL ) notòriamente Israelita. Minha “sorte” não foi a mesma e recentemente escreví um artigo com objetivos de fazer se CUMPRIR A PROFESSIA DE ZEHARIÁ 8.23 e este artigo foi DESTROÇADO pelo editor; um evangélico que foi tomado de ódio contra minha pessoa após ter-lhe pago antecipadamente o valor exorbitante por ele cobrado. Infelizmente não tenho a Proteção de D’us que tinha nosso Patriarca Abraham e tudo que podemos fazer, nessas terras estranhas é nos encolher-mos. SHALOM

    Reply
  • February 28, 2019 at 8:42 pm
    Permalink

    Reverendíssimos Rabinos! Escreví um comentário e não sei se foi enviado com sucesso. Shalom

    Reply
  • June 16, 2019 at 3:51 pm
    Permalink

    JÁ SURGIU O PRIMEIRO EXTRANGEIRO DA PROFESSIA DE ZEHARIÁ 8.23 . É um observador da TORAH que analizando-a confirmou a existência de uma MENTE INFINITAMENTE INTELIGENTE na escolha dos Nomes nela contidos embora sua observação ainda está no nível FILOSÓFICO cabendo aos Judeus a sua divulgação junto a comunidade Científica, particularmente aos Físicos Estatísticos avaliando o grau de ENTROPIA pelos cálculos das Probabilidades em todos os ENSAMBLES do artigo. Para receber gratuitamente o artigo em PDF mande seus e-mail a massamuel613@gmail.com SHALOM

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *