Vida Nova para 18 (Chai) casais de Olim da Índia

Restavam ainda alguns últimos preparativos, a faixa preparada no último momento acabava de chegar, a tinta ainda fresca, mas precisava ser pendurada rapidamente na fachada da Grande Sinagoga de Jerusalém já que em mais alguns minutos os convidados começariam a chegar.

Esse pequeno atraso, entretanto não tirou nem um pouco o brilho do evento ímpar e especial, realizado no fim da tarde de ontem (02/03) na Grande Sinagoga de Jerusalém. O casamento de 18 casais de olim chadashim da tribo Bnei Menashé da Índia que fizeram aliah nos últimos meses, foi um acontecimento que marcou e marcará por muito tempo, as vidas dos noivos e também daqueles que tiveram o privilégio de participar do evento.

Os Bnei Menashé, ou Filhos de Menassés, acreditam ser descendentes da tribo israelita de Menashe, que foi exilada da Terra de Israel pelos Assírios, há mais de dois mil e setecentos anos. Apesar de terem levado uma vida errante por séculos, preservaram fragmentos de sua antiga herança judaica, e agora desejam e estão retornando ao seu povo. Aproximadamente, 7000 mil deles, ainda vivem nos povoados e aldeias espalhados ao longo dos estados de Mizoram e Manipur na Índia.

Os casamentos realizados ontem significaram para os casais, o fim do processo de convers18-weddings_2_waão ao judaísmo e sua vontade de juntos construírem um lar religioso dentro das fronteiras do Estado de Israel e fazerem parte do Clal Israel.

O Evento contou com a participação de cerca de 350 convidados, entre parentes amigos e convidados especiais. Amplamente divulgado na imprensa o especial acontecimento foi organizado pelo Shavei Israel tendo a frente seu presidente Michael Freund e também pelo Rabino Eliahu Birnbaum quem juntamente com outros rabinos convidados realizaram as 18 “chopot”.

Sem dúvida alguma um momento especial para os noivos mas também para a Shavei Israel que vem lutando nos últimos anos por seu objetivo e graças a D-us tem alcançado resultados contundentes e satisfatórios.

Caso alguém tenha alguma dúvida do verdadeiro sentimento desses descendentes de Menashe em relação ao povo judeu e ao Estado de Israel, transcrevemos aqui as impressões e comentários do rabino Shlomo Riskin quando de sua visita à Índia: “Eles tem um grande compromisso, um raro sentido de sacrifício, um enorme amor pelo judaísmo e pelo Estado de Israel. Não posso pensar em melhores futuros cidadãos para nosso país”.

MAZAL TOV CHAI (18) VEZES!!!

David Salgado