Emissários para a América Latina

6A Shavei Israel enviou dois novos emissários para trabalhar com duas comunidades judaicas emergentes na América Latina.

Tal envio é resultado de visitas contínuas na área, realizadas pelo presidente e pelo diretor de ensino da instituição, Michael Freund e o Rabino Eliyahu Birnbaum, respecrtivamente. O Rabino Daniel Touitou foi enviado para trabalhar com a comunidade de El Salvador, e o Rabino Rafael Zerajia com uma comunidade no Chile.

El Salvador

O Rabino Touitou, que nasceu na França em 196, fala Português, Espanhol, Hebraico, Inglês e um pouco de italiano, além do francês, é claro. Ele utilizou de suas habilidades com línguas para trabalhar em Israel e na América do Sul. Morou em São Paulo, Brasil, de 2002-2008, onde estabeleceu um tribunal rabínico na cidade, bem como um projeto educacional que atende cerca de 350 jovens judeus. Durante a sua estadia ele também atuou como diretor de uma Yeshiva para alunos do sétimo ao 12º ano, em São Paulo. Anteriormente, passou vários anos em Tucumán, Argentina, onde foi rabino e Shochet (Abatedor Kosher) da comunidade. Em Israel, o Rabino Touitou trabalhou como professor no Machon Miriam da Shavei Israel. Recebeu a ordenação rabínica em 1991 e, em seguida, terminou a sua licenciatura e um mestrado em História do Povo Judeu e Ciência da Computação da Universidade de Bar Ilan. Mais recentemente, recebeu seu certificado em Ensino de Literatura Talmúdica no Instituto Lifshitz de Jerusalém.

O Rabino Touitou é interessado nas questões dos Bnei Anussim e nas comunidades emergentes há vários anos. Em 2004, participou de um documentário brasileiro produzido por descendentes de Marranos em Portugal e no norte do Brasil, e em 2005 deu uma palestra em São Paulo entitulada “Bnei Anussim: Conversão e Retorno”.

 

Chile

A comunidade de Santiago do Chile é conhecida como Kehilat Yosef Chaim e é composta por 35 pessoas que vêm praticando o judaísmo por mais de uma década. O grupo tem a sua própria sinagoga, separada da comunidade judaica oficial que possui 15.000 pessoas.

Como Touitou, Rabi Zerajia nasceu fora de Israel, na Argentina, onde utilizou de seu conhecimento para criar uma carreira de emissário (não pela Shavei Israel), por 10 anos. Ele estudou no prestigioso Beit Midrash Sefaradita na Cidade Velha de Jerusalém e recebeu sua ordenação rabínica em 2003. Ele publicou uma série de importantes materiais de estudos em espanhol, incluindo um livro de orações para o Kabalat Shabat (Reza de recebimento do Shabat) em hebraico, espanhol e a fonética. Criou um guia de orações com Salmos de cura para os doentes com a fonética apropriada além de um guia semelhante para se recitar no cemitério, incluindo uma explicação sobre os costumes e os rituais judaicos de antes do enterro, entre outros.

20151214045751