Uma visita espontânea aos nossos escritórios em Jerusalém de dez representantes de dois grupos de interesse noruegueses transformou-se numa interessante palestra sobre judeus perdidos e ocultos, e uma verdadeira experiência de aprendizagem.
Arvid Bjerga, que criou o ramo norueguês da Shavei Israel há cerca de três anos, também esteve presente, pois pertence a um dos grupos e é membro do conselho de relações públicas entre as cidades geminadas de Stavanger, na Noruega, e de Netanya, em Israel. O outro grupo está mais relacionado à agricultura.
O principal grupo a visitar a Shavei Israel era formado por membros da Câmara de Comércio Israelita Norueguesa de Stavanger. Eles convidaram agricultores e um importador de soluções técnicas para estudar inovações israelitas. Mas Henrik Halleland, um político do governo da cidade de Stavanger, e Arvid, estavam a representar o conselho das cidades geminadas Netanya-Stanger.
Durante a visita-surpresa ao escritório da Shavei Israel em Jerusalém, o grupo foi acolhido com o clássico rugelach e burekas israelitas, e com uma palestra de Laura Ben-David sobre a história dos Bnei Menashe, as suas raízes, a sua cultura, como eles entraram em contacto com Michael Freund, e a sua jornada de aliá que a Shavei Israel tem facilitado. Além disso, Laura falou sobre judeus Kaifeng, Bnei Anousim, Subbotniks e judeus ocultos da Polónia.
Todos os convidados relataram que tiveram muito gosto em ouvir Laura Ben-David. A maioria não conheciam os conceitos de Tribos Perdidas e Judeus Ocultos; foi uma informação totalmente nova para eles. Interagiram sempre, com muitas perguntas, e ficaram muito gratos pela palestra.
