No Museu de Arte Judaica Eichal Shlomo, decorre há várias semanas a exposição “De Toledo a Jerusalém”, um conjunto de obras do artista Abraham Kron. O Centro Ma’ani da Shavei Israel organizou uma visita guiada ao museu para que amigos e alunos da organização pudessem participar e apreciar o melhor da arte judaica. Este encontro teve duas partes: a primeira foi a visita ao museu, onde tivemos a explicação de Mayán, e a segunda foi uma apresentação feita por Chaim Adar Eliyahu, que nos contou sobre o seu processo de conversão ao judaísmo e sobre seu pai, o pintor Abraão Kron.
O filho do artista, nosso querido aluno e amigo da Shavei, Chaim Adar Eliyahu, esteve no museu para nos receber e explicar o trabalho de seu pai. Quadros com pinturas lindas e muito coloridas adornavam as paredes do Eichal Shlomo, e Chaim contou-nos a história por trás de cada peça e seus significados mais intrínsecos. Todos os visitantes ficaram maravilhados com um encontro tão maravilhoso com a história do artista e sua criação, onde o espiritual e o material ganharam vida entre o pincel e a tela, pois cada pincelada evidenciava um profundo amor pela terra de Israel e uma identidade judaica indiscutível e vibrante.
Queremos agradecer ao nosso amigo Chaim pela calorosa receção, pois foi uma tarde de pura arte num local muito bonito, onde não faltaram canções, poemas e os sorrisos de todos os nossos convidados. Abaixo pode ver as fotos e vídeos do evento:
Artigo e fotos de Eliav Riera