Comunidade Bnei Sefarad em Cuba

A comunidade Bnei Sefarad em Cuba é uma comunidade judaica emergente constituída por descendentes de «Anussim» sefarditas e portugueses (aqueles que foram convertidos à força na época da Inquisição) que passaram por um profundo processo de re-conexão com as raízes judaicas dos seus antepassados, com base em histórias familiares ricas em tradições dos Anussim.

O próprio rabino David Cordoba era membro da comunidade da cidade e tem sido o líder espiritual das comunidades Bnei Anussim locais. A comunidade conta com cerca de 80 famílias agrupadas em diferentes partes da ilha, principalmente em Havana e Santiago de Cuba. Os membros da comunidade estão a passar por um processo de conversão e retorno ao judaísmo com a assistência de um tribunal de conversão ortodoxa.

Os processos sociais e políticos no país também afetam a vida diária dos membros das comunidades judaicas. Há uma extrema escassez de recursos, Há falta de carne, de comida kosher, de lojas judaicas, de acesso a literatura judaica, de assistência rabínica direta e muito mais. A missão do rabino David Cordoba nas comunidades é ser o líder espiritual e tentar fornecer todos os serviços espirituais.

Se quiser fazer a diferença nas vidas dessas pessoas, CLIQUE AQUI PARA FAZER UM DONATIVO.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *