A quem possa interessar,
Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha mais profunda admiração por tudo o que você tem feito por aqueles que têm que fugir das suas casas devido a esta guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É inspirador testemunhar os esforços globais para ajudar outros judeus em necessidade, enviando a mensagem aos judeus de todo o mundo de que não há nação como Klal Yisrael. Que D’us continue a fortalecer os seus esforços e que possamos ver dias mais pacíficos.
Nós, judeus em Lodz, enfrentamos dificuldades cada vez maiores. A nossa comunidade abriga cerca de 150 membros, a maioria dos quais são idosos e aposentados. Alguns são sobreviventes do Holocausto e vivem do apoio financeiro do governo. Embora sediados numa cidade rica em história judaica, somos uma comunidade em declínio, cujo rendimento principal vem do turismo internacional judaico, a quem acolhemos carinhosamente no nosso hotel e na nossa sinagoga, e a quem fornecemos recursos significativos para navegar pelo nosso cemitério e ajuda nas pesquisas genealógicas para ajudar a voltar a ligar-se à sua rica herança cultural.
Saímos do período epidémico a lutar para manter os custos básicos de manutenção da nossa comunidade e atender às necessidades dos nossos membros. Quando os nossos primeiros convidados chegaram, fugindo de uma guerra que tinha engolido as suas casas, os seus pertences e os seus sonhos, não estávamos preparados, mas a nossa comunidade organizou-se de maneiras incríveis, ajudando a fazê-los sentir-se bem-vindos e tão confortáveis quanto possível com o que temos.
Mas, infelizmente, o que temos não é suficiente.
Dos 45 refugiados que recebemos, quase metade são crianças, algumas delas com necessidades especiais, que estavam sem recursos educacionais e atividades formais desde a sua chegada. Iniciámos esforços para os colocar no sistema de ensino polaco, apesar das esmagadoras barreiras linguísticas e culturais.
Quanto aos nossos hóspedes adultos, muitos dos quais chegaram com problemas de saúde e sofrem de Transtorno de Estresse Pós Traumático, conseguimos pô-los em contacto com os serviços sociais locais e encontrar oportunidades de trabalho para lhes dar uma sensação de independência.
Com a ajuda de D’us, acabámos por conseguir oferecer aos nossos hóspedes alojamento básico no nosso hotel, refeições quentes durante a semana, e, apesar de enfrentarem a dor inegável de não saberem o que o futuro lhes reserva, conseguimos dar-lhes alguma estabilidade , um senso de comunidade, aulas noturnas de Torá e debates, para fortalecer a moral, o intelecto e o espírito.
Mas estamos na terrível posição de nos aproximarmos de um precipício financeiro. As nossas finanças estão a diminuir e a perspetiva de não sermos capazes de fornecer aos nossos hóspedes vulneráveis as necessidades básicas vai ser uma realidade assustadora em breve.
Com a sua ajuda podemos garantir o recurso mais crítico neste momento; esperança, para nós e para eles.
Esperamos poder continuar os nossos esforços para fornecer alimentação diária, abrigo, produtos de higiene, recursos educacionais e de entretenimento para as nossas crianças.
Esperamos fornecer o terreno mais estável possível, enquanto nossos irmãos e irmãs olham para o desconhecido e pensam nos seus próximos passos na reconstrução das suas vidas.
Veja abaixo por favor uma lista completa das nossas despesas para entender melhor a nossa situação. Que sejamos abençoados em estar sempre do lado de quem dá.
Com respeito e admiração, humildemente,
David Szychowski
Rabino da Comunidade Judaica de Lodz-Polónia.
* * * FAÇA O SEU DONATIVO AQUI NESTE LINK * * *
NECESSIDADES CONTÍNUAS:
Materiais domésticos:
$ 20 filme plástico [película aderente]
$ 13 detergente para a louça
$ 160 kits de higiene pessoal
$ 24 detergente para o chão
$80 papel higiénico
$ 120 papel toalha / rolo de cozinha
$ 18 papel de alumínio
$20 papel vegetal para o forno
$ 15 Lenços papel para o Shabat
$ 70 sacos de lixo
$ 180 Spray para limpeza do banheiro
Vegetais:
$ 180 batatas
$ 40 repolho / couve
$ 20 cenouras
$ 25 beterraba
$ 40 pimentos
$ 150 pepino
$ 150 tomate
$ 15 alho
—————–
$ 4840 por mês