CARTA ABERTA DO RABINO DA COMUNIDADE JUDAICA DE LODZ

A quem possa interessar,

Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha mais profunda admiração por tudo o que você tem feito por aqueles que têm que fugir das suas casas devido a esta guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É inspirador testemunhar os esforços globais para ajudar outros judeus em necessidade, enviando a mensagem aos judeus de todo o mundo de que não há nação como Klal Yisrael. Que D’us continue a fortalecer os seus esforços e que possamos ver dias mais pacíficos.

Nós, judeus em Lodz, enfrentamos dificuldades cada vez maiores. A nossa comunidade abriga cerca de 150 membros, a maioria dos quais são idosos e aposentados. Alguns são sobreviventes do Holocausto e vivem do apoio financeiro do governo. Embora sediados numa cidade rica em história judaica, somos uma comunidade em declínio, cujo rendimento principal vem do turismo internacional judaico, a quem acolhemos carinhosamente no nosso hotel e na nossa sinagoga, e a quem fornecemos recursos significativos para navegar pelo nosso cemitério e ajuda nas pesquisas genealógicas para ajudar a voltar a ligar-se à sua rica herança cultural.

Saímos do período epidémico a lutar para manter os custos básicos de manutenção da nossa comunidade e atender às necessidades dos nossos membros. Quando os nossos primeiros convidados chegaram, fugindo de uma guerra que tinha engolido as suas casas, os seus pertences e os seus sonhos, não estávamos preparados, mas a nossa comunidade organizou-se de maneiras incríveis, ajudando a fazê-los sentir-se bem-vindos e tão confortáveis ​​quanto possível com o que temos.

Mas, infelizmente, o que temos não é suficiente.

Dos 45 refugiados que recebemos, quase metade são crianças, algumas delas com necessidades especiais, que estavam sem recursos educacionais e atividades formais desde a sua chegada. Iniciámos esforços para os colocar no sistema de ensino polaco, apesar das esmagadoras barreiras linguísticas e culturais.

Quanto aos nossos hóspedes adultos, muitos dos quais chegaram com problemas de saúde e sofrem de Transtorno de Estresse Pós Traumático, conseguimos pô-los em contacto com os serviços sociais locais e encontrar oportunidades de trabalho para lhes dar uma sensação de independência.

* * * FAÇA O SEU DONATIVO AQUI NESTE LINK * * *

 

NECESSIDADES CONTÍNUAS:

Materiais domésticos:
$ 20 filme plástico [película aderente]
$ 13 detergente para a louça
$ 160 kits de higiene pessoal
$ 24 detergente para o chão
$80 papel higiénico
$ 120 papel toalha / rolo de cozinha
$ 18 papel de alumínio
$20 papel vegetal para o forno
$ 15 Lenços papel para o Shabat
$ 70 sacos de lixo
$ 180 Spray para limpeza do banheiro

Vegetais:
$ 180 batatas
$ 40 repolho / couve
$ 20 cenouras
$ 25 beterraba
$ 40 pimentos
$ 150 pepino
$ 150 tomate
$ 15 alho
—————–
$ 4840 por mês

Leave a Reply

Your email address will not be published.