Bnei Menashe conhecem seus ancestrais bíblicos, no palco!

 

Duas dezenas de garotas e mulheres da comunidade Bnei Menashe conheceram seus ancestrais bíblicos no palco, esta semana, em ocasião do convite feito pelo “Raise Your Spirits Theatre”, a novos e veteranos imigrantes da comunidade, para uma apresentação especial do musical “Irmãs! As filhas de Tzelofchad”.

A Torá conta a história de Tzelofchad, um homem da tribo de Menashe, que teve cinco filhas e nenhum filho. Quando Tzelofchad morre, suas filhas apresentam uma importante questão legal: como seria passado adiante a herança que, na época, era somente através dos homens. Será que as filhas de Tzelofchad seriam deixadas sem nada? Levam o caso a Moshe e sua corte rabínica. Moshe questiona a D’us qu

As mulheres de Bnei Menashe no “Raise Your Spirits Theatre” apresentando “Irmãs!”
As mulheres de Bnei Menashe no “Raise Your Spirits Theatre” apresentando “Irmãs!”

e Decreta que as filhas, de fato, receberão sua porção na herança.

A história de Tzelofchad e suas filhas é agora o assunto deste novo musical escrito pelo diretor israelense de teatro, Toby Klein Greenwald, com a música de Mitch Clyman. Greenwald co-fundou a ONG “Raise Your Spirits Theatre” (Teatro Levantem Seus Espíritos) em 2001, no climax da prolongada campanha palestina de ataques suicidas em Israel. “Nos apresentamos em memória as vítimas do terror e os soldados de Israel que caíram a serviço de nosso estado, e em honra as suas famílias, que recebemos como nossos convidados” Greenwald says.

O grupo “Raise Your Spirits” é composto por – e se aprensenta somente para – mulheres, “ajudando mulheres religiosas e garotas encontrarem satisfação profissional para seus talentos de acordo com a lei religiosa judaica”.

Produções anteriores focaram em outras heroínas bíblicas, incluindo Esther, Devorah, Ruth e Naomi.

Greenwald fez a conexão entre o tema desta sua última produção com os Bnei Menashe, que tem se tornado rostos familiars em Gush Etzion, na região sul de Jerusalem, aonde o “Raise Your Spirits” está baseado (uma grande comunidade Bnei Menashe vive próximo a área). Greenwald contatou a diretora de Marketing e Mídia Social da Shavei Israel, Laura Ben-David e lhe perguntou se a Shavei Israel podia organizer um ônibus para levar a comunidade para o teatro do “Raise Your Spirits”, pois o teatro gostaria de receber, gratuitamente, as mulheres Bnei Menashe.

Cerca de duas dezenas de Bnei Menashe, mulheres e garotas, que enfrentaram o inverno para participar do show, assistiram a história de suas corajosas ancestrais sendo apresentadas de maneira brilhante. O restante da audiência verdadeiramente se inspirou: a presença das mulheres de Bnei Menashe ali, demonstrou, da maneira mais tangível possível, a conexão entre a tribo israelita – da qual se assume que se perdeu para sempre quando foram exiladas da Terra de Israel pelos Assírios, há 2,700 anos – e o moderno estado de Israel.

No final da apresentação, uma das mulheres do Bnei Menashe se aproximou de Greenwald e disse: “Em nome das minhas irmãs, estas que estão em Israel e aquelas que estão ainda esperando na Índia fazer Aliá, eu lhe agradeço por produzir uma apresentação tão emocionante. Significa muito para nós”.

“Obrigado” Greenwald respondeu, “por terem vindo hoje à noite, e ajudado a tornar a verdadeira história bíblica, ainda mais viva! ”.

O teatro “Raise Your Spirits” estará apresentando “Irmãs! As filhas de Tzelofchad” durante o mês de Fevereiro em Gush Etzion e no Teatro de Jerusalém. Mais informações de como reservar entradasem seu website.

One thought on “Bnei Menashe conhecem seus ancestrais bíblicos, no palco!

  • February 7, 2016 at 12:08 pm
    Permalink

    Gostei muito, até me emocionei, shavei Israel, faz hoje um grande trabalho.
    por isso eu digo este é o povo de Deus, o remanescente fiel.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.